A Cruz Vermelha de Criciúma, além de realizar a entrega de alimentos e donativos à população, também conta com projetos especiais. Um deles é a fábrica de fraldas solidárias da entidade, que produz cerca de 4 mil peças por mês de forma voluntária e realiza a distribuição gratuita. Para todo esse trabalho, como toda ação da organização, a necessidade de voluntários e de doações é essencial para a realização do projeto. 

“Atualmente contamos com a ajuda de 40 pessoas que se revezam duas vezes por semana, de forma voluntária, para realizar a confecção das fraldas. Sempre estamos precisando de ajuda de custo para essa produção, como manta, algodão, cola, plástico e outros materiais”, explicou o vice-presidente da Cruz Vermelha, Almir Fernandes. 

As produções são feitas toda segunda-feira, das 18h às 21h. Já as distribuições são realizadas na quinta-feira, das 13h30 às 15h, para pessoas acamadas em domicílio e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), mediante cadastro prévio. Atualmente, são 230 famílias e 28 instituições assistenciais cadastradas. 

“A ideia surgiu da necessidade de atendimento aos constantes pedidos deste item, promovendo a saúde e dignidade às famílias e instituições em estado de vulnerabilidade”, contou Fernandes. No momento, a prioridade da produção está sendo de fraldas para adultos e idosos. Além disso, a organização tem importantes parcerias para a realização do projeto, como a Polícia Civil, Siecesc (Carvão +), Rotary Club de Criciúma Oeste, URC Diagnósticos e a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Ainda, apoiadores eventuais, como Unimed, Credisol e Unicred, Sicredi, entre outros.

A fábrica, que nasceu em 2019, realiza seus trabalhos na sede da instituição, que fica na Rua Antônio Benedet de Angelo, 15, Bairro Pinheirinho, em Criciúma. As doações para o projeto podem ser feitas através das campanhas realizadas pela Cruz Vermelha, ou por meio do PIX CNPJ 11.408.025/0001-45. Os interessados em ser voluntários ou fazer as doações podem entrar em contato pelo (48) 9 9954-1370 ou (48) 9 9146-6789, e também no @cruzvermelhacriciuma nas redes sociais.

(Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nádia Couto)

Alunos Luis Miguel e Manuela Linemburger