Os alunos do 9º ano do Colégio Satc viveram uma verdadeira imersão na ciência por meio de atividades práticas. Os experimentos que uniram conceitos de bioquímica e física, com destaque para as Leis de Newton, são ferramentas de ensino-aprendizagem que tornam o conhecimento mais concreto, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. A proposta educacional aplicada pela instituição envolve a experimentação como forma de fixar conteúdos complexos de maneira lúdica e significativa.

A aula em laboratório conduzida pela professora de Ciências do Colégio Satc, Patrícia Colombo, com o apoio da também professora de Ciências, Zenaide Topanotti, envolveu cinco atividades ao todo. “As quatro tarefas voltadas à bioquímica, abordaram os fenômenos como a capilaridade, a tensão superficial e a polaridade das moléculas. E a atividade das Leis de Newton, foi apresentada aos estudantes de forma criativa com a confecção de um fluido não newtoniano. Quando o estudante vê o conteúdo na prática, a aprendizagem é mais efetiva. Ele entende com o corpo, com os olhos, com as mãos. E é isso que a gente buscou aqui”, explica Patrícia.

Bioquímica ao alcance das mãos

Entre os experimentos bioquímicos, uma das mais surpreendentes foi a identificação de amido em alimentos por meio da adição de solução de iodo. “Quando queremos testar se um alimento está contaminado com amido, usamos o iodo, que muda de cor e fica azul na presença dessa substância. Usamos a batata, que logicamente apresentou o resultado esperado, mas também mostramos como o teste pode ser aplicado, por exemplo, para verificar a qualidade do mel, algo bem relevante para nossa região, para verificação de casos de contaminado com amido”, conta a professora.

Outro destaque foi a experiência do ‘leite psicodélico’, que encantou os alunos ao demonstrar a tensão superficial. A atividade envolve leite integral, corantes hidrossolúveis e detergente. “A reação que acontece ali é linda de ver, muito visual. Os alunos se divertem e aprendem ao mesmo tempo. A cada toque com o cotonete embebido em detergente, as cores se espalham e se misturam, e isso revela o que está acontecendo no nível molecular”, conta Patrícia.

Fluido não newtoniano: brincadeira com ciência

A atividade mais esperada pelos alunos foi a que explorou o comportamento de um fluido não newtoniano. Misturando amido de milho e água, os estudantes criaram uma espécie de “areia movediça” que muda de estado conforme a força aplicada: líquido sob toque leve e sólido quando pressionado.

“Com esses experimentos conseguimos trabalhar as três Leis de Newton de forma prática e divertida. A massa reage de maneira diferente dependendo da força que você aplica, e isso gera questionamentos e reflexões muito ricas. A ciência vira brincadeira, mas sem perder o conteúdo”, destaca a professora.