A ciência está presente em tudo, desde a construção de uma casa até o preparo dos alimentos, e é responsável por muitos avanços na educação, saúde e preservação ambiental. Para ensinar conhecimentos valiosos e científicos para crianças a partir dos três, o Colégio Satc realiza experimentos com os pequenos de forma lúdica. A partir do projeto ‘Somos todos guardiões’, os alunos da Educação Infantil aprenderam como funcionam as estações do ano que dão nome as suas turmas.

O meio científico estimula a curiosidade e a criatividade, e ajuda as crianças a aprender a observar e compreender o funcionamento das coisas ao seu redor. “A cientista Zenaide Topanotti se caracterizou de fada de cada uma das estações proporcionando uma aula toda temática aos pequenos. As atividades foram no laboratório de biologia, outras no infantil e no horto da nossa escola. Ela foi utilizando espaços da instituição e levando conhecimentos referentes ao tema, de uma forma que envolveu a ciência muito divertida. Então é algo que encanta muito, encanta alunos, famílias e as professoras”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

É apresnetada a natureza e a ciência de uma maneira prática, vivenciada no dia a dia da criança. “A gente desenvolve as estações do ano mostrando para os alunos que o explorar a natureza ocorre com as caminhadas, observando e coletando flores, cores, folhas amarelas e secas, os galhos secos de árvores. Incentivando-os a observar os diferentes tipos de plantas e de flores que temos no nosso colégio. Com isso, o aluno entende a questão das estações, da temperatura, do movimento do planeta, que ele interfere no nosso olhar, interfere na nossa vestimenta e até na nossa alimentação”, pontua a professora de ciências do Colégio Satz, Zenaide Topanotti.

Verão, outono, inverno e primavera são períodos do ano que se diferenciam por características climáticas específicas e os alunos puderam entender de forma lúdica como cada uma delas funciona. “Nossos pequenos tem de três a seis anos e já puderam aprenderam por que as folhas do outono são marrons. A ciência tem uma explicação, porque a incidência do sol é menor, então a clorofila que está na folhinha não consegue se desenvolver da mesma forma de quando os dias são mais ensolarados e compridos. Eu aprendi este ano isso com eles também. Então, nessas aulas especiais são usadas linguagens muito lúdicas e que os conhecimentos conseguem ser levados para casa”, explica Luciana.

Ciência que vai além da imaginação

A ciência envolve o reino animal, o reino vegetal, a atmosfera, o ar, envolve tudo e a criança percebe essa realidade, porque no Colégio Satc as aprendizagens são materializadas.

“Com os guardiões da Primavera foi trabalhada a questão da germinação, que a sementinha é pequenininha, precisa do calor do solo para crescer, vai se libertar de dentro daquela cápsula e vai formar uma planta. Os pequenos viram no nosso horto como são as partes da planta e colocaram a mão na terra para essa vivência ser memorizada ainda mais”, pontua a coordenadora.

Para os pequenos do inverno as experiências envolveram a formação do gelo, como é que a temperatura influencia e como fica tão frio. Já para os Guardiões do verão, os aprendizados foram sobre o calor, a incidência do sol, os raios solares, o que acontece na nossa pele e na natureza com as temperaturas mais elevadas. Essas aprendizagens únicas trabalham a imaginação, fazem com que as crianças compreendam a importância de preservar o planeta e faz com que explorem de forma prática o meio em que vivem.