Com a chegada do verão as famosas metas para essa época de calor viralizam entre praticantes de exercícios físicos. Até mesmo entre pessoas que têm o desejo de perder peso. Só que, isso pode trazer malefícios no lugar de resultados positivos. 

Os dias mais longos e ensolarados do verão ainda proporcionam ambientes propensos a atividades físicas fora de casa, academias ou ginásios. E é justo ao ar livre que os exercícios físicos podem diminuir o estresse diário, algo que nos dias atuais é muito buscado. A prática dos esportes pode ser atribuída a diminuição dessa sobrecarga. “As atividades não só diminuem o nível de estresse, como ainda melhoram o condicionamento corporal. O exercício de modo geral causa melhorias na saúde tanto fiscal quanto mental”, explicou a profissional de Educação Física Stéfane Merencio.

Além das tradicionais academias, Stéfane conta que caminhadas ao ar livre, corridas e circuitos personalizados podem ser ótimos meios de praticar atividades físicas no verão. Mas, conforme ela, é fundamental manter o cuidado já que o aumento das temperaturas pode fragilizar o condicionamento físico de algumas pessoas. “O calor pode ocasionar problemas de saúde como o excesso de transpiração nomeada de sudorese, câimbras, fadiga e fraqueza”, informou.

Segundo a profissional, essas questões podem dificultar a regulação da temperatura corporal e levara desidratação, causando diversos riscos para o bom funcionamento do organismo. Por isso, Stéfane apresenta alguns cuidados para que o calor não atrapalhe suas atividades. 

”É importante se proteger do sol, hidrate-se, use roupas leves e frescas, escolha os exercícios, e sempre antes de praticar qualquer exercício físico fale com um profissional da área para que ele possa escolher o exercício mais adequado para você”, ressaltou.

Fotos: Lais Martins.