Para marcar a Semana ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que iniciou na segunda-feira (26), os alunos do Infantil e Fundamental do Colégio Satc realizaram uma exposição de trabalhos confeccionados por meio de oficinas. A “turma dos tesouros”, do Infantil IV também receberam o professor de Engenharia Mecatrônica Cléber Lourenço para aprender sobre energia renovável e como economizar em suas casas.
A Satc é signatária do movimento nacional ODS Santa Catarina desde 2017 e vem desenvolvendo estratégias com o corpo escolar para a construção de um mundo mais sustentável, solidário, justo e pacífico. As ações seguem as premissas das 17 metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU).
A exposição de atividades traz projetos com diferentes finalidades. Como, por exemplo, a produção e consumo sustentável pela turma Integral Teens, do 6° ao 9° ano. Os alunos escolheram como tema o objetivo 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde compreenderam sobre a História, uso nos dias de hoje e produção consciente ao decorrer das aulas de cerâmica, com os professores Salvan Fernandes e Maristela Correa.
Já a turma Integral do 3° ano decidiu utilizar o objetivo 12, separaram lixos recicláveis em seus lares para a confecção de diversos tipos de brinquedos. Pião, peteca, passa bolinhas, bilboquê e pé de lata são alguns dos brinquedos criados e expostos.
Mais conscientização no Infantil
No Infantil IV, a “turma dos tesouros” desenvolveu o projeto “viajando pelo espaço”. O objetivo é conhecer o planeta Terra e os astros do espaço, relacionando com a ação do homem para equilibrar os fenômenos naturais. Por meio das indagações das crianças os conceitos sobre sustentabilidade foram ampliados.
“As crianças se dedicam muito. Conseguimos estruturar uma aprendizagem que já são descobertas das crianças, são dos interesses deles, mas que também vão contribuir para um mundo melhor” explicou a professora Giovana Pagani Daleffe.
Os alunos, junto aos pais, confeccionaram binóculos para poder brincar e explorar ainda os ensinamentos em aulas. Além disso, ainda trouxeram brinquedos que não utilizam mais para compartilhar com os colegas em sala de aula. “É muito legal para poder brincar com a turma dos tesouros, são brinquedos que não brincamos mais e que vamos doar”, contou a aluna Betina Bonassa da Silva.
Para ampliar ainda mais o conhecimento sobre energia renovável e a economia de energia, a turma também participou de uma aula especial com vídeos educativos e um momento para tirar suas dúvidas. O professor Cléber Lourenço explicou sobre a conservação natural, o perigo das redes elétricas, de onde vem a energia e a importância de entender que é um bem não durável que precisa ser cuidado, entrando ainda mais no objetivo 12.” As crianças absorvem mais rápido e podem levar para suas casas também”, conclui.