Centenas de estudantes de todo Brasil disputam, entre os dias 17 e 22 de outubro, a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em São Bernardo do Campo (SP). Representando Santa Catarina estão as duas equipes do Colégio Satc. Elas venceram a competição estadual em agosto e agora estarão frente a frente com os principais times do país.
Os alunos Arthur Mafra da Silva, Artur Lucio Savi e Marcos Vinicius Ghedin Borges, do ensino fundamental, competem no nível 1 com a equipe Satc 3. Já no nível 2, quem integra o time Vrum-Vrum é Gabriel dos Santos Corrêa, Matheus Carminatti Pacheco e Vitor Muneretto Tinelli, alunos do ensino médio. A expectativa dos jovens aumentou muito nas últimas semanas. E eles passaram os dias realizando novos treinamentos, aperfeiçoando os robôs e fazendo ajustes.
“Nossas equipes estão empolgadas e tenho certeza que faremos bonito na competição. É mais um desafio que eles querem superar”, comentou a coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andréia Mariot Scarduelli.
Junto com o grupo de estudantes da Satc viajam Andréia e o professor Guilherme Cardoso Cruz. O aluno Bruno Paganni Rampinelli que venceu a etapa estadual da OBR, mas na parte teórica. Ele ganhou de presente um curso e viaja junto para São Paulo.
As equipes contam com apoiadores importantes para ir a São Paulo. Portanto, além do Colégio Satc, são patrocinadores da viagem a Prefeitura de Criciúma, Useall Software, Tecnnic Eletrônica Industrial, Tool Business – Soluções em Tecnologia, ATOM Robótica e Siecesc Carvão Mineral.
Maior evento de robótica da América Latina
A etapa nacional da Olimpíada ocorre no campus do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana, mais conhecida como FEI, em São Bernardo do Campo (SP). Assim, além da OBR, eventos paralelos também movimentam a instituição e vão atrair olhares de toda a comunidade. Um deles é o XIII Workshop de Robótica Educacional e o XIV Simpósio Brasileiro de Robótica. “É uma oportunidade de aprendermos ainda mais, vendo o que há de novidade nos eventos e competições”, afirmou Andréia.
A competição faz parte da “Robótica 2022 – Conferências de Robótica no Brasil”, o maior encontro da área de robótica da América Latina. Pela primeira vez será no Centro Universitário FEI.