A capacidade de buscar jazidas, atuar no comando da extração de minérios ou beneficiar esses materiais, são as três grandes vertentes em que atua o profissional ligado a área de Engenharia de Minas. A região de Criciúma é forte na mineração e conta com o curso no Centro Universitário UniSatc, que tem como foco a gestão sustentável dos recursos naturais. A graduação possui grande importância estratégica no fortalecimento de um segmento, que é fundamental para a região sul do país.
Além do estudante dominar as técnicas de exploração, as etapas de lavra ou extração dos bens minerais e os métodos de beneficiamento, tratamento e concentração dos minérios e minerais. Esse é o único curso existente entre as regiões de São Paulo a Porto Alegre.
Os alunos formados ficam cientes dos impactos inerentes à atividade de mineração, seja em superfície ou em subsolo. “Os profissionais são moldados para exercer a profissão de forma que atendam apenas ao provimento de matérias-primas para o desenvolvimento da sociedade. Buscando a não geração de passivos sociais e ambientais de qualquer espécie”, destaca o coordenador do curso de Engenharia de Minas da UniSatc, André Smaniotto
O mercado de trabalho do engenheiro de minas é extenso e único. O profissional graduado pode atuar em abertura de túneis rodoviários e ferroviários, devido a sua atribuição em uso e manuseio de explosivos, na extração de petróleo e água mineral.
Ainda tem dúvida sobre onde estudar engenharia de minas em Criciúma?
Se ficaram dúvidas sobre as aulas práticas, o corpo de professores e a matriz curricular, então a dica é marcar uma visita e conhecer a engenharia de Minas UniSatc.
Também é possível acessar as plataformas que o curso possui e conhecer, assim, melhor os conteúdos produzidos pelos acadêmicos. O curso de Engenharia de Minas da UniSatc está no UniSatc.com e no Instagram.
Nas plataformas digitais é possível encontrar, portanto, os projetos desenvolvidos em sala de aula, visitas técnicas e atividade práticas nos laboratórios.