Formar profissionais aptos para exercer a profissão atendendo o abastecimento de matérias-primas para o desenvolvimento da sociedade, é um dos objetivos da graduação de Engenharia de Minas do Centro Universitário UniSatc. Visando oportunizar ainda mais a formação para a profissão, a graduação adotou um novo formato com aulas semipresenciais.    

Este novo modelo permite que os acadêmicos participem das aulas ao longo da semana, com dois momentos obrigatórios de interação por chamada com os professores para validação de presença. Além disso, o curso conta com duas aulas práticas presenciais anuais, distribuídas nos semestres letivos, aplicando a teoria na prática.  

“Como o único curso desta natureza na região que abrange desde São Paulo até Porto Alegre, nossa meta é formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do setor mineral com competência. Por isso, oferecendo maior flexibilidade e acessibilidade aos estudantes, mantemos nosso compromisso com a qualidade de ensino”, destaca o coordenador do curso de Engenharia de Minas da UniSatc, André Smaniotto.  

O curso é reconhecido e validado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA SC), garantindo que os alunos recebam ensino de alta qualidade com profissionais capacitados e infraestrutura adequada.   

Importância de profissionais na mineração  

Criciúma é conhecida por seu forte histórico na indústria de mineração, se destacando como um polo estratégico para o setor no sul do país. “É cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados nessa área. Investir na formação de engenheiros de minas é muito importante para assegurar a sustentabilidade e eficiência da extração mineral no Brasil”, afirma Smaniotto.   

A capacidade de buscar jazidas, atuar no comando da extração de minérios ou beneficiar esses materiais, são as três grandes vertentes em que atua o profissional que ingressa no curso. Neste caso, graduados em Engenharia de Minas pela UniSatc são capacitados para compreender e gerir os impactos associados à atividade mineradora, seja em superfície ou subsolo. O foco está na garantia de que a exploração mineral seja realizada de forma responsável, sem gerar passivos sociais ou ambientais indesejáveis.  

“Um engenheiro bem preparado pode implementar técnicas avançadas e seguras que não apenas minimizam os impactos ambientais, mas também otimizam a produção e reduzem custos”, comenta o coordenador.  

Ainda, de acordo com Smaniotto, a importância da mineração para o desenvolvimento econômico no mundo mostra a necessidade de profissionais qualificados nessa área. “Nós queremos formar ainda mais profissionais, que entendam que a Engenharia de Minas é fundamental não apenas para nossa região, mas para todo país. Por isso, essa profissão se torna tão necessária atualmente”, afirma.   

Saiba mais sobre a graduação 

Se ficaram dúvidas sobre as aulas semipresenciais, o corpo de professores ou matriz curricular, acesse o link: https://contate.me/unisatc ou ligue (48) 34317502. Também é possível acessar as plataformas que o curso possui e conhecer, assim, melhor os conteúdos produzidos pelos acadêmicos. O curso de Engenharia de Minas da UniSatc está no UniSatc.com e no Instagram. 

Engenharia de Minas da UniSatc adota novo formato com aulas semipresenciais