Faltando 10 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos do 3º ano de todo o Brasil dedicam-se para os dias 13 e 20 de novembro. O exame é divido em quatro áreas do conhecimento, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e matemática. Ao todo serão 180 questões mais a redação, distribuídas nos dois dias.
A professora de produção textual, Andréia Moretto Salvaro, dá alguns palpites sobre o tema de redação do Enem 2022. “Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil, a importância da atividade voluntária no território nacional, influência dos meios de comunicação na educação nacional, estratégias para combater o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e a importância do voto no exercício da democracia”, ressaltou.
Além dos temas, Andréia aconselha os alunos a como ir bem na redação, que vale 1000 pontos. “O candidato é o resultado de muitos conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem. Por isso, sugiro que, de maneira sucinta, anote informações relevantes de várias áreas do conhecimento como músicas, filmes, documentários, livros, que possam ser atribuídos na construção textual”, comenta.
Depois do repertório escolhido, a professora recomenda a distribuição das ideias com o que fica mais interessante no parágrafo introdutório, seguido dos argumentos. “Colocar em prática a gramática adequada e escolher os conectivos propícios para o desencadeamento das ideias, é essencial. Lembrando que o fechamento da redação na parte conclusiva deve ter proposta de intervenção”, completou.
Planejar a rotina de estudos ajuda no Enem
Para a aluna, Luiza Demetrio, que tem o objetivo de passar em medicina, seu tempo de estudo se torna mais reduzido por fazer ensino médio e o curso técnico em química. Então, tenta tornar o estudo mais eficiente já em sala de aula. “Sempre estudo aos finais de semana, com os próprios conteúdo da disciplina e também, assuntos externos relacionado ao Enem”, comenta.
Por ter uma rotina corrida, sem organização Luiza não conseguiria obter bons resultados nas provas e em simulados preparatórios.
“Na maioria das vezes começo meu estudo já definindo o tempo que estudarei tal matéria. Em geral umas duas horas sem intervalo para cada. Também, consigo ajustar os horários de estudo que necessito com base em prioridade e definir um sono de boa qualidade”, complementou.