Ao longo dos últimos cinco meses, os participantes da pré-incubadora da Satc, o Cocreation Lab, tiveram a oportunidade de fortalecer suas ideias de negócios, por meio de uma mentoria especializada da instituição. Para encerrar esse ciclo de aprendizagem e de imersão em um ambiente de inovação, os empreendedores apresentaram na noite da última quinta-feira (19), os pitchs finais de suas futuras startups. Após a análise da banca avaliadora, o empreendimento de destaque, poderé ingressar no Colearning, a incubadora de startups da Satc.
No início desta turma de 2024, 16 projetos foram aprovados, mas somente cinco passaram por todas as fases de ideação e conseguiram apresentar o pitch final dos novos negócios. A banca de avaliação foi composta pelo pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, a coordenadora do Colearning Satc, Carolina Paris e o professor universitário da UniSatc, Giovani Rizzieri.
Para quem participa, o Cocreation oferece um papel essencial para entender quais os primeiros passos necessários para criar o próprio negócio. “Por cinco meses, os empreendedores aprenderam sobre marca, negócios, marketing, vendas e finanças e entre outros temas que envolve a criação de empresas. Então, a nossa pré-incubadora ajuda empreendedores a tirarem suas ideias do papel, ajudando-os a ter um negócio viável no final do processo”, explica a coordenadora do Cocreation Lab Satc, Vanessa Wendhausen Lima.
Um dos passos seguintes, entre os empreendedores é transformar a ideia em uma startup. “O mais importante do programa é a forma como pessoas comuns podem aprender a como empreender e, ao final, podem ter negócios que podem ser de sucesso. Nosso papel enquanto instituição formadora e inovadora é ser um ambiente de apoio e suporte para pessoas que sonham em tirar suas ideias do papel. E se estiverem aptos poderão incubar seus negócios aqui no Colearning Satc”, destaca Vanessa.
Os negócios apresentados no evento foram, Canon – Relatórios Gerenciais Inteligentes, FlugLabs, Kali Brechó, Teix e TrueLove.
No pitch final, com 5 minutos cada, os CEOs puderam assim, resumidamente, trazer os principais pontos das iniciativas. A equipe que conquistou o 1º lugar foi a Flug Labs, com o projeto GarageAI, dos acadêmicos, Gabriel Castelan (Design) e João Vitor Figueiredo Espindola (Engenharia de Software)
“O 1º lugar recebe o apoio de 3 meses do Colearning, onde ajuda muito nessa fase inicial dos negócios com mentorias, espaço físico e muito conhecimento. Para a gente é sempre bom receber novos empreendedores e que estão com disposição pra empreender e animados em continuar com o projeto que começou no Cocreation”, ressalta a coordenadora do Colearning Satc, Carolina Paris.