Os trabalhadores da mineração de carvão foram homenageados na última sexta-feira (14), durante uma celebração religiosa realizada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A cerimônia, marcada por emoção, bênçãos e pela valorização do setor carbonífero na região Sul Catarinense, reuniu cerca de 150 trabalhadores, além de famílias e comunidades.
Na celebração, destaque para o andor com a imagem de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros) e a decoração com carvão bruto e maquetes iluminadas, representando a importância do mineral para a geração de energia elétrica. Os mineiros entraram no Santuário levando bandeiras dos municípios onde há mineração, bem como banners das empresas em que atuam.
A história da Santa Bárbara, interpretada por uma personagem com as mesmas vestes da padroeira, bem como a Bênção dos Capacetes, marcou o final da celebração. Os mineiros, unidos no altar, iluminando o Santuário com as luzes das lanternas, também foi um momento emocionante.
A celebração foi presidida por Dom Murilo S. Ramos Krüger – Arcebispo Emérito de Salvador (Bahia) e fez parte da Festa da Misericórdia, que inicia na Páscoa e termina uma semana após, no Domingo da Misericórdia. O Domingo da Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II com o objetivo de homenagear o Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padroeiro do Santuário, em Içara.
A importância de homenagear o setor carbonífero na celebração
Esta foi a segunda vez que os trabalhadores da mineração de carvão foram homenageados no Santuário, em Içara, durante a Festa da Misericórdia.
Um dos organizadores da celebração, o coordenador de liturgia do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, Rafael Tibincoski Casagrande, sublinha a alegria em destacar os mineiros. “Foi uma celebração muito bonita, que ressaltou a importância do setor carbonífero na região. Um momento especial para enaltecer o trabalho dos mineiros, que é tão essencial para todos nós”, disse. Segundo ele, além de gerar emprego e renda, as empresas carboníferas da região são reconhecidas pelos importantes projetos ambientais e sociais que realizam.
Texto: Vanessa Nordio
Fotos: João Pedro Alves e Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus