É na primeira infância que são despertados muitos dos hábitos seguidos pelas crianças pelo resto de suas vidas. Por isso, a alimentação saudável é tão incentivada no Colégio Satc, onde os alunos da Educação Infantil, de três a cinco anos, possuem diariamente um cardápio alimentar diferenciado. A partir do planejamento montado com cuidado pela nutricionista institucional, Bruna Izidro, os lanches, almoço e jantar são produzidos pela cozinheira própria do Infantil, que utiliza temperos, verduras e legumes plantados na horta da escola.
A partir dessa cadeia única de cuidado alimentar e com produção própria, que todos os nutrientes são oferecidos diariamente aos alunos. “As crianças precisam estar próximas com aquela comida que é importante para seu crescimento. Por isso, oferecemos e deixamos os alunos em contato com alimentos condizentes com cada necessidade. O cardápio é feito com muito cuidado, é um ovinho mexido, é a frutinha picada, é a massa da panqueca feita com moranga, a farofa é feita com a casca da cenoura”, conta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.
Para os alunos com algum tipo de intolerância alimentar, as refeições são produzidas igualmente à dos colegas. “Uma questão que é muito respeitada pela nossa escola é a alimentação das crianças com alguma intolerância. Elas recebem o mesmo lanche, não é substituído por algo diferente. É pão de queijo, é o pão de queijo sem leite. Tudo feito aqui na cozinha própria do infantil, com uma cozinheira que é só deles e que se preocupa muito com as refeições das crianças”, destaca a coordenadora.
Rotina alimentar
As refeições feitas diariamente pelos alunos do Colégio Satc contribuem com o a saúde e bem-estar dos pequenos e também, são aliadas na hora de aprender.
A rotina escolar inicia com as crianças da Educação Infantil Integral que começa, as atividades logo de amanhã. “Durante o período matutino, os alunos tomam um café da manhã bem reforçada para seguirem com as aulas. A partir das 11h já é servido o almoço, onde um diferencial do Integral é que muitos dos legumes e verduras que vai na refeição, eles mesmos plantam durante o ano na nossa horta e posteriormente fazem a colheita”, explica Luciana.
O incentivo à autonomia também faz parte dos momentos de refeição. “A partir de agosto, os alunos já começam a servir sozinhos o pratinho do almoço, colocando a quantidade que desejam comer. Uma proposta da professora Thais é de que todos os alimentos visitam o prato nesse momento. A criança não come feijão, mas o feijão vai no pratinho dela. Porque pode ser que um dia veja e tenha a vontade de experimentar. Porque, se eu nunca colocar, já vou estar fechando aquela porta. Então os alunos colocam todos os alimentos no prato e é bem legal ver o crescimento deles”, enfatiza a coordenadora.
No período da tarde, quando as turminhas do Infantil III, IV e V, estão completas, o refeitório é visitado a partir das 14h30. “Nos horários determinados é servido o café da tarde, seguindo o cardápio semanal. Neste ano de 2024, as crianças que são do Integral e do estendido, vão ter a janta e todos os alunos terão o momento da fruta”, finaliza Luciana.