A literatura na infância representa a ampliação da visão que as crianças têm sobre o mundo. Para levar ainda mais esse universo para a realidade de cada idade, a turma do Infantil 5, os Guardiões do Fogo, do Colégio Satc realizaram na tarde da última terça-feira (18) a declamação de um poema em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil. A apresentação especial contou com a presença de 65 alunos a Educação Infantil e faz parte das práticas literárias incentivadas pelas professoras diariamente. As ações educacionais são preparadas para o desenvolvimento da linguagem dos pequenos, dos três aos cinco anos.

Os poemas fazem parte dos gêneros literários e também são incluídos na aprendizagem das turmas do infantil. Para que a prática tivesse ainda mais significado, foi realizada a declamação do poema ‘Livros’ da autora Adelaide Love, que apresenta o encantamento pela literatura, instigando o leitor a aventurar-se pelo mundo encantado dos livros.

“Assim como a autora, a escola tem um papel importantíssimo no incentivo à leitura desde a primeira infância. A leitura desde bebê favorece para o desenvolvimento da linguagem, o faz de conta, a organização de pensamento. Como também a aquisição de conhecimentos novos, a cada título explorado”, destaca a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

Leitura diária

A formação pedagógica da Educação Infantil tem como proposta a leitura diária de histórias na rotina escolar. “Todos os dias nossas professoras incluem um livro na rotina de atividades, bem como, a visita semanal à biblioteca e o empréstimo quinzenal de livros. O acervo no próprio ambiente de sala de aula também incentiva a exploração de livros pelos alunos”, explica Luciana.

Para que esse universo seja compartilhado ainda mais, a instituição instalou a Geladeira Literária no espaço utilizado pelos pequenos e iniciou o projeto em que as famílias podem compartilhar com toda a turminha, os livros infantis mais lidos em casa.