Vivenciar a ciência dos acontecimentos, descobrir coisas nunca vistas, analisar transformações, fazer perguntas e obter respostas. Essas são situações exclusivas da vida escolar e são praticadas diariamente com todos os alunos da Educação Infantil do Colégio Satc. A busca em promover vivências únicas fez com que crianças de três a cinco anos pudessem fazer experimentos no laboratório de ciências da instituição. A partir do projeto Guardiões do Planeta, os pequenos puderam explorar os elementos da natureza e ter contato com novos conhecimentos científicos dentro do ambiente escolar.

Os Guardiões do fogo, água, terra e ar participaram de vários experimentos no laboratório com a professora Zenaide Topanotti, ‘a melhor cientista do mundo’, como às crianças dizem. “Esses momentos são ricos para o desenvolvimento dos alunos, pois sabemos que a primeira infância é um período em que eles se encontram abertos para assimilar o ambiente, tendo uma força plástica interna em funcionamento capaz de assimilar organicamente o que as envolve”, explica a professora do Infantil V (Guardiões do Fogo), Giovana Daleffe.

Cada turminha pode realizar uma atividade prática que representasse o seu elemento. “Com os alunos do ar desenvolvemos no laboratório a atenção deles com o sentido do ar puro que vem e passa pelo nosso pulmão. Então os estudantes criaram pulmões artificiais com materiais recicláveis. Com os Guardiões da Terra foram produzidos jardins, que contêm animais, plantas, nuvens, e o solo. Para que eles pudessem entender o quanto de seres vivos podem fazer parte desse bioma, o da terra”, conta a professore Zenaide.

Alunos desvendam a natureza a partir da ciência

Oportunizar experiências únicas que irão marcar a formação dos alunos faz parte do ensino-aprendizagem proposto pela Educação Infantil do Colégio Satc.

“Buscamos incentivar a curiosa das crianças, onde possam explorar e desejar estar perto dos seres vivos, da natureza, percebendo o mundo com o olhar das primeiras vezes. Nós vamos envelhecendo e perdendo esse olhar de encantamento. Por isso, alimentar esses sentidos com formas e substâncias, com materiais vivos e naturais, é tarefa fundamental na formação Infantil”, destaca Giovana.

A ludicidade faz parte da criação e conscientização das crianças sobre a ciência. “Com os alunos da turma da água foi feita uma apresentação do ciclo desse elemento com a temperatura do sol, a partir de uma maquete didática. Bombeamos a água que cai no rio, que pode parar no mar e isso é feito para explicar para as crianças, que a água circula dentro do nosso planeta”, relata Zenaide.

Já com os Guardiões do Fogo foram desenvolvidos vulcões. “Os pequenos puderam aprender de onde os vulcões vêm e o que são as placas tectônicas que são importantes para nosso planeta. Cada um dos alunos produziu sua estrutura geológica, onde fizemos o experimento que demostra o derramamento da lava e também tivemos a presença de um fogo colorido”, frisa a professora de ciências.

Muita além da ciência

O pequeno Noah Barcelos do Infantil V turma dois, ficou emocionado quando seu vulcão explodiu bolhas de sabão vermelhas. “Eu gosto de tudo de ciências e essa atividade foi muito legal. Eu estava feliz e muito ansioso para ver meu vulcão explodir a lava de sabão”, comemorou o aluno.

Ter a oportunidade de tocar um fóssil de verdade pode ser algo inimaginável, mas os Guardiões do Planeta tiveram essa experiência. “Esse é o nosso principal desejo como educadoras da infância, proporcionar coisas nunca feitas, descobertas que marcarão para sempre. Pois acreditamos que o fio condutor das aprendizagens é a busca pela curiosidade, o desejo de aprender”, expõe Giovana.

E para encerrar a primeira fase das atividades práticas de ciências, as turminhas tiveram a visita da Dona Chuva, unindo as funções dos quatro elementos. “ Além de realizarem os experimentos,  fizemos a exposição das experiências das oficinas dos Guardiões para os pais conhecerem o que cada criança aprendeu com as aulas de ciências”, finaliza a coordenadora da Educação Infantil, Luciana Peruch Ferreira.