O eclipse solar anular é um evento astronômico que ocorre ocasionalmente, porém a última vez que um fenômeno como esse foi visível no Brasil foi em 1994. Neste sábado (14), em Santa Catarina será possível observá-lo de forma parcial, já a anularidade, que é quando a lua se sobrepõe completamente ao sol, mas deixando um “anel de fogo” aparecendo em sua volta, poderá ser visto apenas em cidades das regiões Norte e Nordeste do país.
“Esses tipos de eclipse demoram para acontecer por conta da coincidência dos alinhamentos, entre o plano da órbita da lua em torno da terra e o plano de órbita da terra em torno do sol, leva tempo. Através de cálculos matemáticos a gente pode saber quando eles vão acontecer, só que eles não são visíveis em todo o lugar do planeta, por isso é ainda mais raro conseguir observar”, ressalta a professora do Clube de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros.
Em Santa Catarina, o evento poderá ser visto a partir das 16h40min. “Infelizmente a anularidade para nossa região não será possível, mas já é muito importante observarmos mesmo que seja de forma parcial, para testarmos alguns equipamentos e nos prepararmos para os próximos eventos”, revela Vanessa.
No Parque Astronômico de Criciúma será feita uma projeção utilizando um telescópio para que mais pessoas possam acompanhar de forma segura. Pois não se deve observar o eclipse diretamente sem a proteção necessária.
Como acompanhar de forma segura
É importante tomar cuidado com a visão, pois os danos causados pelos raios solares podem ser irreversíveis. “A proteção tem que ser feita de forma cautelosa, então algumas coisas que a gente ouve como: usar dois óculos, folhas de raio-x ou filmes negativos de máquinas fotográficas antigas, nada disso é seguro e pode causar cegueira instantânea ou gradual”, frisa Vanessa.
Assim a professora recomenda assistir por uma projeção, como será feito no Parque Astronômico, ou utilizar óculos com filtros para eclipses solares e também uma opção mais viável seriam vidros de solda com filtro 14 ou superior, que podem ser encontrados em lojas de material de construção.