O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) comemora nessa segunda-feira (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste mês também é comemorado o junho vermelho. Segundo a responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Criciúma Maria Regina Roteon Buttner o mês de junho possui registro de queda nas doações.
“Acho que por ser mais frio as pessoas acabam não tirando um tempo para vim no Hemosc fazer a doação de sangue. Para ser doador basta apenas ter uma boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Quem tem 16 e 17 anos também pode vir fazer a doação desde que esteja acompanhado por um responsável legal e com um documento oficial”, relatou.
A pandemia dificultou um pouco a situação das doações. Conforme Maria Regina, antes já era difícil para o Hemosc conseguir manter o estoque ideal e com a pandemia os estoques baixaram ainda mais. Os tipos sanguíneos que mais são utilizados e, por isso, sempre estão com estoques baixos são ‘O’ e ‘A’.
Doando pela primeira vez, Gislaine Pereira Pinheiro, ficou feliz em poder ajudar e auxiliar quem precisa. “Estou muito grata pela empresa que apoiou. Vim de Sombrio pra fazer a doação e foi muito tranquilo. O pessoal do Hemosc é sensacional. Aqui está tudo sendo muito higienizado, portanto, acredito que as pessoas não deveriam ter medo de fazer a doação. Depois que você vem doar a primeira vez sua vontade só aumenta, espero que todos venham fazer sua parte para salvar mais vidas”, ressaltou.
Agendamento facilita doação de sangue
Para quem deseja doar é necessário fazer o agendamento com a equipe do Hemosc. Afinal isso facilita o fluxo de pessoas e evita filas no Hemosc. O número para contato é (48) 3444-7400.
No site é possível encontrar o hemocentro mais próximo da casa do doador. O agendamento também permite a escolha de um horário.