As empresas da região carbonífera foram responsáveis, entre janeiro e julho deste ano, pela abertura de 7.629 vagas de trabalho com carteira assinada. Somente em julho, em Criciúma, foram mais 493 postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Com o mercado aquecido, aliás, é a hora de buscar o primeiro emprego ou uma nova qualificação. 

Por isso, a UniSatc oferece cursos de formação rápida que podem ser buscados pelos profissionais que desejam subir na carreira. “Há um bom tempo o mercado de trabalho da nossa região vem se aquecendo, retomando o ritmo de trabalho antes da pandemia. Com isso, a demanda por profissionais qualificados vem aumentando ainda mais em todos os setores. Somos acionados diariamente por empresas solicitando nossos alunos ou para qualificar os seus colaboradores”, afirma o coordenador dos Cursos Livres da UniSatc, Daniel Fritzen.  

Conforme o coordenador, a qualificação pode ser para profissionais que já estão na área e desejam ampliar os conhecimentos. Ou, ainda, para aqueles que estão pensando em mudar totalmente o ramo de atuação. São sete grandes áreas: Gestão, Química, Automotiva, Segurança do Trabalho, Informática, Design, Mecânica e Eletroeletrônica.  

Em cada uma delas, há a opção por formações específicas. Visto que, são 49 novos cursos que vão iniciar agora em setembro e tem carga horária variada de 3h a 80h/aula.  

Primeiro emprego em áreas variadas

A área de Gestão reúne 13 opções, que servem para a formação de gestores, trazendo cursos como Liderança Transformadora ou Desenvolvimento de Líderes Coach, e outros importantes na formação, com Oratória. Mas há os que já são tradicionais, como em Segurança do Trabalho, que traz os de NR-10, indispensáveis para quem atua com eletricidade, além de Operador de Retroescavadeira.  

“O momento atual se mostra muito oportuno para a qualificação profissional, por conta desta grande demanda de oferta de emprego. O profissional que almeja buscar recolocação no mercado de trabalho, ter uma promoção em um setor da empresa que já trabalha, tem, sobretudo, uma excelente oportunidade para alavancar sua carreira profissional”, pondera o coordenador.  

Cursos Livres são opção para trabalhadores

Os jovens que estão estudando, mas querem trabalhar também podem procurar a UniSatc. O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e seguir com os estudos.  

Atualmente, estão disponíveis os cursos de ajustador mecânico, alimentador de linha de produção, assistente administrativo, eletricista de instalações prediais, eletricista de manutenção industrial. Podem participar jovens entre 14 e 24 anos. Quem quiser saber mais sobre a grade dos Cursos Livres pode acessar o site, ou entrar em contato via telefone (48) 3431-7542 ou no e-mail: comercial@satc.edu.br.