Como um dos principais organismos de fomento a área da pesquisa, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apoia iniciativas desenvolvidas pelo Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Na última quinta-feira (7) diretores da agência pública, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma equipe da Diamante Energia puderam visitar projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição. Durante o encontro, o grupo pôde acompanhar de perto os estudos tecnológicos que envolvem à Transição Energética Justa e o ecossistema de inovação da Satc.
Para o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, a visita é uma forma de apresentar as propostas trabalhadas e um momento de fazer conexões para novos estudos. “O CTSatc inova em muitos sentidos e quando se fala em ideias que vão de encontro com a Transição Energética Justa, diferentes iniciativas estão em execução. São esses estudos que contribuem para transformar a indústria do carvão e é esse ecossistema que a gente quer ajudar cada vez mais a construir, fazer evoluir e, claro, trazer mais desenvolvimento para a região”, destaca.
A Finep, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, existe para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Que a partir dos projetos desenvolvidos como os do CTSatc, consegue visualizar os resultados dos investimentos.
“Estamos aqui exercendo uma atividade que é mais recompensadora para nós da Finep. Visitar os locais onde se tem projetos inovadores, projetos importantes para o desenvolvimento econômico de toda uma região, é isso que a gente vê aqui. Na Satc a gente vê iniciativas que englobam educação, desenvolvimento de tecnologias, treinamento de pessoal em tecnologias, e isso para nós é extremamente gratificante”, ressalta o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Carlos Aragão.
A partir de apoio da Finep, a Diamante Energia e CTSatc, tem a possibilidade de desenvolver projetos bem maiores. “Além de estudos ligados ao carvão mineral, nos propomos a realizar iniciativas em diversas áreas e para isso, investimentos além do que já aprovamos é de suma importância. Para que assim, novas possibilidades saiam do papel”, enfatiza o CEO da Diamante Energia, Pedro Akos.