A paixão pelo café é compartilhada entre muitos brasileiros. Segundo dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o Brasil mantém a posição de segundo maior consumidor da bebida do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Instituído em 2005 pela ABIC, o Dia Nacional do Café é comemorado nesta quarta-feira (24) e tem o intuito de homenagear a cultura do grão no país. 

A atendente de balcão, Hevellen Navarro, comenta sobre o consumo de café dos clientes na padaria em que trabalha. “Com certeza é o que mais sai. Nós passamos cerca de seis jarras de 1L de café por dia. Além do expresso que também vende bastante, em média 20 copos”, afirmou.

A atendente de balcão ainda comenta sobre o movimento da padaria. “É bem corrido, principalmente nos horários de pico, mas sempre tem alguém pedindo um cafezinho, não importa a hora”, declarou. 

Uma das clientes da padaria é a Mary Angela Camargo de Mattos, que não dispensa a bebida. “Eu adoro. Gosto de café saborizado, de café com leite, tudo que tenha café pra mim é prazeroso”, disse. Cada pessoa tem um jeito especial de consumir o líquido e, em alguns casos, faz até parte da rotina. “Eu bebo umas quatro xícaras por dia, mas, depois do almoço, não pode faltar nunca”, finalizou Mary Angela. 

O café possui uma marca na história do país desde o século XIX e, apesar do tempo, ele ainda está presente nas mesas dos brasileiros, criando laços, promovendo conversas e mantendo tradições.