Sara Gekas
Nesta sexta-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data criada em 2011 é atrelada a ação ‘Junho Vermelho’ e foi criada pelo movimento ‘Eu Dou Sangue’. Durante o mês, serão realizadas ações nos hemocentros em toda a região catarinense.
‘Pratique o Bem, Doe sangue’, foi o tema definido este ano. O intuito é conscientizar as pessoas sobre boas práticas de saúde e a importância da doação de sangue. Segundo a coordenadora técnica do Hemosc Regional de Criciúma, Camila Daminelli, este ano esportistas da região terão participarão ativa nas campanhas.
“Atletas catarinenses irão visitar os hemocentros do Estado, e este sendo um ano de Olimpíada, queremos criar essa relação com o esporte regional. A expectativa é que eles deem um bom exemplo e incentivem tanto a doação de sangue quanto a prática de esportiva”, relatou.
Tabus criados popularmente em volta do processo da doação sanguínea podem causar baixas no número de doadores. Um dos objetivos desta mobilização é sanar as dúvidas e esclarecer a maneira que é realizado o procedimento.
“As nossas perspectivas futuras para o movimento ‘Junho Vermelho’ é estar conscientizando a população que doar sangue é um ato simples, tranquilo, seguro, que não provoca nenhum prejuízo à saúde de quem está doando”, pontuou Camila.
O ato da doação é algo positivo para quem doa e para quem recebe. O doador Daniel Kamer, por uma situação hospitalar de uma amiga, retornou após oito anos ao hemocentro de criciúma. “Esta ação é um bem que fazemos ao ser humano, ao nosso irmão. A realidade é que a maioria tem medo de doar, por não saber como funciona o processo, mas minhas experiências sempre foram positivas”, afirmou.