O empreendedorismo feminino e a luta por espaço no mercado de trabalho vêm crescendo a cada ano. Na rede educacional esse crescimento também acontece e para se fortalecer ainda mais, a Satc realizou palestras para as turmas do Ensino Técnico. As pautas discutidas durante a tarde foram sobre o empoderamento das mulheres e a violência de gênero.
A iniciativa foi realizada separadamente, onde as meninas tiveram um momento de bate-papo com a jornalista Giovana Pedroso que contou sua trajetória incentivando as mulheres para o negócio. “Meu propósito foi gerar clareza sobre algumas coisas que virão na vida de cada uma dessas mulheres, deixando uma mensagem de coragem, falando sobre minha vida profissional. É fundamental falar sobre isso, porque é com clareza e com o apoio de umas às outras que nós vamos ser mais felizes na jornada. E não mirar só na chegada, é a jornada que tem que ser prazerosa”, pondera a jornalista.
Segundo a orientadora educacional, Albertina Veronez Lazzarin o objetivo desta ação foi não apenas incentivar as meninas para o crescimento profissional, mas também a valorização da mulher no dia a dia.
“Em um mundo no qual as mulheres estão enfrentando a questão do feminicídio e tantas outras adversidades eu acho que vale uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher. Por isso separamos essa conversa onde as meninas estão aqui e os meninos também aprendendo sobre essas questões”, comenta a orientadora.
Para as meninas que participaram, o momento serviu como um grande incentivo para a vida profissional e sobre a realidade dos dias atuais. “Foi uma palestra inspiradora, mas além disso uma palavra que poderia definir, seria objetividade. A proposta que ela trouxe de falar as coisas que gostaria de ter ouvido antes com a nossa idade foram frases que realmente fizeram sentido”, conta a aluna da terceira fase do curso Técnico em Multimídia da Satc, Julia Schulter Berreto.
Ação voltada para os meninos
A reflexão no Dia da Mulher não acontece apenas com as meninas das turmas, mas também para os meninos, em uma conversa com o delegado Antônio Márcio Campos Neves sobre a violência de gênero. “Faltava isso voltado aos homens, que geralmente são os potenciais agressores, mas que podem ser os potenciais protetores. Então por isso essa importância de voltar a mensagem conscientizadora, educativa, para os alunos”, afirma o delegado.
Refletir sobre a violência contra mulher foi o objetivo do momento realizado com os estudantes. Para João Pedro Philippi Maximo, estudante do curso técnico em Automotiva, poder ouvir fatos que aconteceram abriu os olhos para a realidade de muitas pessoas. “Um lado que nós não sabíamos a fundo. A palestra foi muito interessante, eu consegui abrir a minha mente para o que acontece e o que muitas vezes não acontece, uma perspectiva que não estamos acostumados e que nos ensina a sermos melhores”, completa.
A iniciativa de trazer um delegado para uma conversa com os meninos surgiu por parte de toda coordenação. A ideia, segundo o Coordenador de Ensino Técnico, Adelor Felipe da Costa, era trazer um momento para os meninos que também contribuísse para a ação da valorização da mulher.
“A gente ficou bastante feliz com a ideia, justamente para trazer essa questão da violência contra a família, contra a mulher, que é um tema tão pertinente em dias atuais. E o nosso maior objetivo em estar trazendo um delegado é justamente estar passando uma formação de base para esses jovens, que serão nossos futuros homens de família”, frisa o coordenador.
Ações em outros setores do Colégio
Além das palestras e conversas com o Ensino Técnico, atividades relacionadas para as mulheres foram desenvolvidas com cada nível de Ensino. No Ensino Fundamental e Médio, o recreio desta sexta-feira (8), foi especial, com atividades e dança voltados para as meninas. Já no Centro Universitário UniSatc, apresentações culturais e musicais desenvolvidas por mulheres foram as atrações, além da Feira de Empreendedorismo Feminino.