O Prêmio Bornancini é um dos mais concorridos e destacados do cenário do Design nacional e três acadêmicos e um professor do curso de Design do Centro Universitário UniSatc foram premiados na edição de 2022. Foram dois primeiros lugares, um segundo lugar e um terceiro lugar nas categorias acadêmico e profissional. O Prêmio tem realização bianual e tem por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos.
O curso de Design da UniSatc teve 12 trabalhos que foram para a final e dez ficaram na “Shortlist”. Uma grande façanha, já que eram 725 inscritos em todo o Brasil.
“Estar ali na final já é uma vitória. Eles ganharam certificados e ver o nível profissional desses projetos é uma experiência incrível. Para o curso é muito recompensador ter esses projetos de sala de aula premiados. Projetos integradores com o mercado de trabalho que têm o reconhecimento merecido”, explicou a coordenadora do curso de Design da UniSatc, Solange Bianchini.
Além dos alunos, o professor de curso Diego Piovesan, também foi premiado pelo desenvolvimento da ferramenta Mapin – Mapa de inovação na categoria Design estratégicos e serviços.
“Quando soube que a ferramenta foi escolhida na shortlist, já fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Na premiação, quando anunciaram o terceiro lugar, levando bronze na categoria, pude comprovar o quanto estou no caminho certo dentro do meu trabalho. A aceitação do mercado para as ferramentas que desenvolvo já é uma grande premiação, mas esses reconhecimentos são especiais”, contou Diego.
Produções em sala que impactam a comunidade
O objetivo de um dos trabalhos premiados, e que teve a orientação do professor Diego Piovesan, foi a produção de livro conceitual desenvolvido para o TCC do acadêmico Gean Lucca Milioli, intitulado “O Real Resiste: uma produção gráfica experimental”.
O livro busca trazer reflexões sobre a exaustão física e mental dos indivíduos, causada pela sobrecarga do trabalho e pelo excesso de informações recebidas no mundo digital. Além disso, esse livro também busca retratar o momento político que vivemos nos últimos anos, tendo isso representado através da música O Real Resiste, de Arnaldo Antunes.
“Por ser um projeto conceitual, grande parte do livro foi desenvolvido de forma manual, a fim de explorar técnicas e aplicações que seriam impossíveis de serem feitas no meio digital. Isso gerou um projeto único e original, que busca mexer com as sensações e sentimentos do leitor”, explica o acadêmico Gean Lucca Milioli.
Ter um projeto desenvolvido em sala de aula sendo reconhecido nacionalmente já é um diferencial para o futuro. “Eu ainda não estou nem acreditando que conquistei o ouro. É uma emoção muito grande ver o quão longe pode chegar um projeto desenvolvido dentro da faculdade. Ver que meu projeto impactou pessoas fora do meu círculo social e acadêmico é uma satisfação enorme, pois mostra que estou no caminho certo como designer. E isso tudo eu só consegui graças à ajuda e o apoio dos meus professores e colegas de faculdade”, ressalta Milioli.
Os ganhadores do Design UniSatc no Prêmio Bornancini
- Ouro – O real resiste: uma produção gráfica experimental – Gean Lucca Milioli (acadêmico).
- Ouro – Peça cerâmica: desafio Torrecid – Norton Correa (acadêmico).
- Prata – Superfície sensorial para crianças com paralisia cerebral – Sabrina Anacleto (acadêmico).
- Bronze – Map.In Mapa de inovação – Diego Piovesan (profissional).