Quadrinhos, ilustrações e cosplay. O primeiro dia do evento ‘Construindo um legado estelar’, trouxe o universo da cultura pop para o Centro Universitário UniSatc. Durante toda a terça-feira (17), a primeira edição do evento, uma iniciativa dos cursos de Design e Engenharia Mecatrônica contou com palestras sobre o desenvolvimento de protótipos, oficinas criativas e um concurso de cosplay.
Na abertura do evento o pró-reitor de Ensino e Extensão, Jovani Castelan, destacou a importância da colaboração entre as áreas: “Ambas as áreas têm a ganhar com esse evento. Hoje, além de saber o que é da sua área, é importante saber coisas diferentes.” Castelan reforçou ainda a relevância da interdisciplinaridade, afirmando que “construir juntos é sempre melhor que sozinho” e que o diferencial para o sucesso está em “pensar fora da caixa”.
Durante a tarde, os alunos dos cursos técnicos da Satc tiveram uma palestra sobre como a cultura pop impacta a sociedade de diversas formas. Logo após, os participantes fizeram oficinas criativas práticas. Na parte noturna, além da palestra com o artista gráfico, Daniel HDR e o idealizador do Festival Tanuki, Reginaldo Arraes.
A coordenadora do curso de Design, Solange Bianchinni enfatizou o potencial dos dois dias de evento: “Serão dois dias que poderão ser aproveitados ao máximo. Quando vamos para o mercado, trabalhamos com diversas áreas. E essa é a proposta, de unir as duas áreas”, destacou Solange.
Por fim, a noite finalizou com um concurso de Cosplay. Com a caracterização em dia, os concorrentes levantaram a plateia do auditório e mostraram suas fantasias em um desfile. “Foi um primeiro dia muito bom. Tivemos muita interação entre as áreas, que é o objetivo. Além disso, o concurso de Cosplay foi um sucesso”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota.