A disciplina de Produção Textual no Ensino Médio tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de argumentação por meio da escrita a partir do trabalho com os principais gêneros textuais cobrados nos vestibulares da região Sul e do gênero prioritariamente solicitado na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isso, são estudados ao longo dos três anos os principais critérios de avaliação das bancas, bem como as melhores estratégias para a elaboração de textos de qualidade. No que se refere ao Enem, as cinco competências são exaustivamente trabalhadas e avaliadas por meio de simulados e provas que seguem os mesmos parâmetros de correção.

No entanto, para além do trabalho que objetive o bom desempenho dos estudantes em provas de seleção para o ingresso no ensino superior, há uma tentativa de humanizar a disciplina e salientar sua importância no que diz respeito aos aspectos que superem as necessidades escolares. Isso porque o processo de recrutamento de muitas empresas conta com uma avaliação prévia da capacidade de escrita, argumentação e organização das ideias dos candidatos. Afinal, na dinâmica empresarial, a comunicação escrita se faz extremamente presente. Dessa forma, por se tratar de uma etapa por vezes eliminatória, os conhecimentos e estratégias desenvolvidos ao longo do ensino médio se fazem demasiadamente importantes. Nesse caso, não se trata da simples comunicação de uma informação, mas da sua realização de acordo com a adequação ao interlocutor e contexto que esta se dá.

Assim, os caminhos que possibilitam o uso da Língua Portuguesa com autoridade passam pelos bancos escolares, pelo exaustivo – porém produtivo e necessário – processo de escrita e reescrita de textos, sempre gerenciado pelo profissional capacitado para realizar o trabalho com propriedade de correção e sugestão de melhores estratégias para o efetivo uso e domínio do português.

Sendo assim, conhecer a língua materna e se comunicar de maneira conveniente nos mais variados contextos está no centro dos objetivos da disciplina de Produção Textual. Por mais que pareça um pouco desafiador no início, a sistematização realizada pelos professores e a segmentação dos conteúdos essenciais ao longo de todo Ensino Médio contribuem efetivamente para que os conhecimentos sejam apropriados e para que páginas de sucesso – profissional e pessoal – possam ser ESCRITAS sem receio e com total propriedade por quem se dispõe a realmente aprender.