Mar, piscina e exposição frequente ao sol. Todos esses fatores influenciam na saúde do cabelo durante o verão. É na estação mais quente do ano que muitos lembram da importância de proteger a pele, mas acabam esquecendo dos fios, que também necessitam de um cuidado redobrado.
“Com as altas temperaturas, é natural que o cabelo fique mais desidratado, assim como nosso corpo. As pessoas gostam de recorrer à praia e à piscina para se refrescarem e, sem os cuidados necessários, esses hábitos acabam danificando os fios. Então a primeira dica é aumentar a frequência de hidratação, seja com máscaras ou ampolas”, explica a médica dermatologista, Liege Souza.
Além do uso de filtro solar no rosto e corpo, os cabelos também precisam de proteção contra os danos causados pelos raios solares. “É muito comum as pessoas se protegerem até aos pés e esquecerem do couro cabeludo e dos fios. O uso de bonés e chapéus é indispensável para que você não sofra com queimaduras. Ainda, existem diversas opções no mercado de protetores específicos para o cabelo, que diferem dos protetores térmicos que estamos habituados”, comenta.
Segundo a dermatologista, enxaguar o cabelo assim que sair do mar ou piscina também ajuda. “Essa técnica permite a retirada do excesso de sal e dos produtos de tratamento da piscina dos seus fios. Um dos elementos utilizados para tratar a água se chama sulfato de cobre, ele tem o poder de deixar os cabelos loiros verde. Então para evitar esse tipo de transtorno, o certo é não molhar os fios”, ressalta.