A Satc vai realizar, de 24 a 26 de setembro, a primeira edição do CyberSatc. O evento vai reunir especialistas, palestrantes e entusiastas da área de cibersegurança durante três dias no AM Master Hall. O acesso é gratuito e o intuito é que os participantes tenham a oportunidade de debater sobre as mais recentes tendências, desafios e soluções no campo da segurança digital.

O evento contará com palestras diárias ministradas por profissionais de destaque no cenário nacional. No primeiro dia, Daniel Dalalana e Marcelo Malagutti abrem o ciclo de debates. No segundo dia, Mateus Buogo conduz um bate-papo sobre segurança ofensiva. Já no encerramento, a convidada especial é Meirylene Avelino, que integra o time de segurança da Globo.

Segundo o coordenador adjunto de Cibersegurança da Satc, Vagner Rodrigues, o CyberSatc faz parte de um projeto mais amplo da instituição voltado à cibersegurança, com ações para aumentar a conscientização sobre o tema. “O objetivo do evento é conscientizar a comunidade acadêmica e regional, mostrando que estamos discutindo e atuando nesta área”, afirmou.

Uma das novidades que será divulgada durante o evento é que a Satc está se preparando para ser o primeiro CSIRT educacional do estado de Santa Catarina. O ‘Computer Security Incident Response Team’, ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, é uma organização responsável por receber, analisar e responder a notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança em sistemas computacionais.

O CSIRT da Satc está sendo homologado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “Seremos a primeira instituição de Santa Catarina a ter um CSIRT. Isso coloca a Satc na vanguarda da segurança digital no estado”, destacou o coordenador. O evento também contará com a participação de representantes do CAIS, que acompanharão as atividades durante os três dias.

Além de proteger a própria instituição, o objetivo da Satc é, futuramente, oferecer esse serviço a empresas da região que não possuem recursos para manter seus próprios centros de resposta a incidentes.

Programação do CyberSatc

24 de setembro

– (In)Segurança da Informação: um movimento, muitas possibilidades – por Daniel Dalalana, CEO na WSS Security; PHD in Computer Science

– Cibersegurança: oportunidade e desafios – por Marcelo Malagutti, Assessor Especial do GSI para Cibersegurança e secretário-executivo do CNCiber (Comitê Nacional de Cibersegurança).

25 de setembro

– Segurança ofensiva, afinal o que é isso? – por Mateus Buogo, diretor de operações na Desec Security.

26 de setembro

– O golpe está aí, só cai quem não sabe que é golpe – por Meirylene Avelino, analista de Segurança da Informação Sênior da Globo.