Os Cursos Técnicos do Colégio Satc têm como foco a formação profissional alinhada às demandas do mercado de trabalho e à empregabilidade dos estudantes. Em 2025, a instituição consolidou um modelo pedagógico construído em conjunto pelas equipes pedagógicas, com atenção direta às necessidades das empresas da região. A preparação prática faz parte do início da formação dos alunos, que têm acesso direto a laboratórios e equipamentos tecnológicos.

O trabalho elaborado ao longo do ano reforçou o compromisso da institução com o desenvolvimento integral jovens. “Junto com a equipe, conseguimos trabalhar em 2025 de forma bem concisa e realmente voltada para a formação profissional de quem procura o ensino técnico da Satc. Essa jornada vem de um alinhamento com as demais coordenações, oferecendo formação técnica em diferentes áreas do conhecimento”, afirma o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelor Felipe da Costa.

Tradicionalmente reconhecida por cursos nas áreas de Mecânica e Elétrica, a Satc ampliou sua atuação e passou a atender setores que apresentam crescente demanda por profissionais técnicos. “Trouxemos uma bagagem forte em áreas que têm grande necessidade de profissionais. Fazemos um papel importante em áreas como Design, Administração, Multimídia e Química, que vêm complementar um mercado em constante crescimento na região”, destaca o coordenador.

Atualmente, o Colégio Satc oferece 14 cursos técnicos, todos com índices de empregabilidade considerados elevados. Esse resultado é um dos principais indicadores do trabalho desenvolvido. “O nosso maior termômetro é ver os alunos saindo de todos os cursos técnicos em plena empregabilidade. Isso é uma responsabilidade da instituição, inclusive em cursos mais novos, como Segurança Cibernética, nos quais as empresas já buscam esse profissional diretamente na Satc”, explica Da Costa.

O contato com o mercado ocorre ao longo de toda a formação, por meio de atividades práticas, aproximação com empresas e conteúdos alinhados às exigências profissionais. “Quem faz o curso técnico acaba se formando, trabalhando na área e tendo uma remuneração que permite continuar os estudos, ter independência financeira e projeção de futuro”, avalia o coordenador.

Novos cursos

Para 2026, a instituição prepara novidades na oferta dos cursos. O Técnico em Informática passa a ter foco em Desenvolvimento de Sistemas, com uma proposta mais conectada às demandas das empresas de tecnologia.

“É um novo olhar dentro do processo de formação, buscando um profissional ainda mais preparado e alinhado às necessidades específicas do mercado”, ressalta o coordenador.

Outra novidade é a abertura do curso Técnico em Automação Industrial, demanda antiga do setor produtivo. O profissional formado atuará de forma integrada nas áreas de automação, eletrônica e mecânica, atendendo às necessidades da indústria regional. “É um profissional voltado diretamente para a realidade industrial que estamos vivendo”, completa Da Costa.

As matrículas para os Cursos Técnicos do Colégio Satc estão abertas. Os interessados podem agendar visitas e buscar orientação junto à equipe comercial e à coordenação. “Estamos de portas abertas para receber, explicar os cursos e entender o perfil de cada aluno. Ajudando na escolha da formação mais adequada para sua colocação no mercado de trabalho”, conclui o coordenador.