A espera acabou. Durante pouco mais de um ano o Criciúma e seus torcedores sentiram o peso de estar na Série B do Campeonato Catarinense. Na noite desta quarta-feira (21) o Tigre recebeu no estádio Heriberto Hülse o Atlético Catarinense. O jogo, que iniciou às 20h, teve um ritmo bem diferente dos últimos confrontos, mas trouxe a tão esperada vitória ao Tricolor com o gol de Rayan e a festa aos 11 mil torcedores presentes.

O cenário do jogo iniciou de maneira diferente da expectativa, com pouco desempenho no primeiro tempo. Com o gramado molhado pela fina chuva que caía no momento da partida, promovia várias quedas dos jogadores, as tentativas de o Tigre marcar continuavam sendo frustradas sem encontrar a rede.

Já no segundo tempo Criciúma acordou e aos nove minutos o gol da partida veio, o zagueiro Rayan que já estava dentro da área do time adversário, subiu mais que os outros companheiros após uma cobrança de falta pelo lado esquerdo e marcou o gol. Após marcar o Carvoeiro mudou totalmente o cenário, com mais velocidade e pressionando o ataque.

A atuação do time foi classificada como produtiva pelo técnico Cláudio Tencati, que não negou certas dificuldades do elenco, pelo estresse e acúmulo de jogos pesados. Frisando também o peso do jogo, já que o título era muito esperado. “A competição foi produtiva. Tivemos uma derrota apenas, em casa, em um tropeço nosso. Houve alguns empates, que não estavam nos nossos planos e mesmo assim conseguimos classificar em primeiro na primeira fase. Foi bom, mas foi no sacrifício”, afirmou Tencati.

O Carvoeiro conquistou o troféu Zilton Altino Vieira, ex-jogador falecido recentemente que conquistou o Campeonato Estadual pelo Paula Ramos, em 1959. Zilton também atuou pelo Comerciário (Criciúma), Avaí, Figueirense e Marcilio Dias.

Comoção dos torcedores 

Algo reconhecido pelo elenco e pelo próprio Tencati foi o amor e apoio dos torcedores ao time. “Primeiro saldar a torcida pela bela festa que fez toda essa caminhada que tivemos na Série B do Campeonato. E para coroar um trabalho, e esse apoio incondicional da nossa torcida que esteve em todos os cantos desse estado nos apoiando, passando aquela energia e ao mesmo tempo nos cutucando quando a gente merecia, porque não fazemos por onde e isso é fundamental”, disse o técnico.

Em publicações em suas redes sociais o perfil oficial do clube expos seu reconhecimento aos apaixonados pelo Tigre. “Essa taça é nossa! Obrigada torcida carvoeira pelo apoio em todo o Campeonato, Ano que vem é Série A!”

Acabando com a seca de nove anos sem levantar uma taça, a conquista chega em ótima hora. O torcedor carvoeiro Vinicius Floriano viu seu time ser rebaixado, e mesmo em meio ao choque e tristeza se manteve ao lado de seu time. “A queda do clube pra segunda divisão foi uma coisa inesperada, não imaginava que iria acontecer, foi um sentimento de tristeza e raiva ao mesmo tempo”, contou.

Para a também torcedora Julia Viana, a solução também foi apoiar o Tigre mesmo em sua pior fase, torcedora desde sua infância, esteve presente no jogo desta quarta-feira, onde sua esperança foi saciada juntamente a de todos que esperavam ansiosos pela vitória. “Tive uma sensação de alívio, ver que todo aquele esforço, todos os jogos que eu fui, foi tudo recompensando”, destacou Julia.

Próximo confronto do campeão

Agora totalmente focado no Campeonato Nacional, o Criciúma recebe a Chapecoense no Majestoso pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorre no domingo (25) as 18h30min.