Para estimular o contato das crianças com a matemática e o uso consciente do dinheiro, o Colégio Satc promoveu uma atividade especial com os alunos do Infantil V1 e V2. Em uma loja de brinquedos reutilizados criada pelas professoras, as crianças vivenciaram situações de compra e venda de forma lúdica. A proposta pedagógica fez com que a aprendizagem fosse de forma prática, destacando o que são as cédulas de dinheiro e o valor das escolhas.
Todos os anos a equipe pedagógica prepara uma atividade especial para as turmas, tendo como proposta o ensinar a matemática para as crianças no cotidiano. “Para essas turmas a proposta envolveu a participação das famílias, onde escolheram alguns brinquedos para fazer a doação para a escola, brinquedos que já não são mais do interesse da criança. E com isso a gente trabalhou duas principais questões, que é a reutilização, porque às vezes a criança não dá mais valor para aquele brinquedo e na loja teria um novo significado e a outra questão é o uso realmente do dinheirinho”, explica a professora do Infantil V2 Guardiões dos Oceanos, Giovana Dalefe.
Brincar também é aprender, por isso, as crianças confeccionaram o dinheiro, moedas e a carteira para o dia das compras. “Com a evolução tecnológica, muitos veem os pais pagando as compras com o celular ou cartão, e não tem contato com o dinheiro físico. Por isso, trabalhamos com eles como identificar o que é cédula, o que é centavos, diferenciar o desejo da necessidade para se entender o que é poupar”, destaca a professora do Infantil V1 Guardiões das Montanhas. Tais Ágda da Rosa.
Hora de fazer as compras
Cédulas nas mãos, preços para calcular e escolhas a fazer. A tão esperada compra na loja de brinquedos foi muito aproveitada pelas crianças do Infantil, que fizeram escolhas conscientes.
No momento de etiquetar os itens, as crianças ficaram atentas aos valores. “Como a construção do dinheirinho foi toda deles, os pequenos tinham um apego com aquilo. E quando começaram a ver que os brinquedos estavam recebendo etiquetas, começaram a pensar que teriam que gastar o dinheiro e tiveram a percepção de que aquele brinquedo vai ser muito caro e que seria quase todo o valor total que tinham. E a partir daí começaram a fazer escolhas mais conscientes”, conta Tais.
Para o Guardião dos Oceanos, Pedro José Spillere de Oliveira, a atividade foi muito divertida. “Eu escolhi dois brinquedos que deu o valor de 35 reais, e como eu dei a nota de 50 reais a professora até me deu troco. Gostei muito de fazer a compra e poder brincar com os meus amigos depois”, destaca.
Além de aprenderem sobre matemática, os alunos entenderam sobro o desapego, ao dar um novo significado e a reutilização dos brinquedos. “Essa atividade abordou temáticas importantes para as crianças e uma delas também é a sustentabilidade. Olhando para os itens percebemos quantos são de plástico e como tudo isso vai para a natureza quando descartado. Enquanto guardiões, colocamos esse olhar de cuidado com o meio ambiente e podemos trabalhar com os pequenos a conscientização de compra e como a doação é importante quanto não usamos mais um brinquedo”, pontua Giovana.















