Saber o que quer comer e a hora de parar, são questões trabalhadas desde muito cedo na educação infantil do Colégio Satc. Para a turminha do Infantil V, ter autonomia na hora de escolher os alimentos já é comum. Artur e o amigo Bernardo adoraram o pão com manteiga. Já Maria Luiza gostou da laranja, enquanto o amiguinho Ravi aprovou a vitamina de banana.
“O pão está uma delícia”, comentou Artur. E não se intimidou em levantar e pedir mais um pedaço para a professora Tais Agda. Junto com a auxiliar pedagógica, Suelen Marcelo Luiz, Tais acompanha as refeições da turma. “Eles têm autonomia para comer e experimentar. Podem vir e repetir se estiverem com fome. Tentamos fazer com que compreendam quando estão saciados”, ressalta Tais.
A autonomia que se busca trabalhar com os pequenos envolve desde a escolha dos alimentos e a quantidade que quer consumir. Conforme a professora, se há a percepção que um aluno está pedindo muito o alimento, é perguntado a ele se realmente quer comer aquilo, se ainda está com fome. “E ele reflete sobre o consumo. Se sentir que tem fome, ele come”, pondera Tais.
Outro ponto é levar o prato ou a xícara para a mesa. “São itens de vidro, mas eles fazem tudo com muito cuidado e tem a responsabilidade de trazer quando não querem mais”, afirma a professora.
Diversidade na oferta de alimentos
Com um cardápio variado, divertido e repleto de nutrientes, as turmas do Infantil recebem a atenção especial da nutricionista Bruna Deolinda Izidro. Ela procura trazer algo diferente, com nutrientes e variedades de alimentos. Assim, as crianças vão criando um hábito alimentar em cada refeição.
“A cultura alimentar também é levada em consideração. Presença diária de salada, arroz, feijão e proteína no almoço; fruta no lanche da manhã e lanche da tarde. Mas, também é importante ir além, ter variedade ao longo do dia, como ovo cozido, omelete, espiga de milho cozida, iogurte, pãezinhos caseiros com recheios de carne, bisnaguinhas caseiras de aveia, torta salgada com frango e legumes… que são ótimas fontes proteicas e de carboidratos de qualidade nutritiva! Vejo o jantar também como prioridade em uma refeição salgada! E não repetição de lanche da tarde”, pondera a nutricionista do Colégio Satc.
Conforme Bruna, a rotina alimentar é importante para a criança manter a rotina da casa. “Nada mais prazeroso do que a união da família no momento da refeição! Por isso aprender desde cedo os horários para se alimentar faz com que não haja fome fora de hora e habitua a saciedade. As pessoas que comem em horários regulares, não abusam da quantidade. E é exatamente o que a Satc faz no refeitório, com horários pré-determinados”, reforça a nutricionista.