Comissão Própria
de Avaliação
O que é a CPA?
A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), determina que a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito das instituições de ensino, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da Instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecendo diretrizes específicas.
Dessa maneira, para atender ao SINAES, e conscientes da importância do uso da Avaliação Institucional como ferramenta para a tomada de decisões para a melhoria da qualidade educativa, a Satc possui uma CPA que atua de forma enérgica no processo reflexivo, autocrítico e formativo da Educação como um todo, envolvendo várias dimensões, como o ensino, a pesquisa, a extensão e a própria estrutura física da Instituição.
A Avaliação Institucional coordenada pela CPA tem um caráter educativo que qualifica e coloca à disposição da comunidade elementos relevantes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento institucional e para a tomada de decisões. Visa promover a qualidade acadêmica da Satc em todos os seus níveis nos termos da sua missão, oportunizando a mobilidade social por meio da educação e de tecnologias inovadoras, desenvolvendo competências e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O objetivo geral da CPA da Satc é:
Averiguar, por meio de pesquisa, o que o corpo discente, docente e quadro de funcionários pensam a respeito da Instituição nos seus mais variados aspectos, como infraestrutura, diretrizes pedagógicas, comunicação, envolvimento da Instituição com a comunidade externa, a sua responsabilidade social, entre outros fatores. E, após a pesquisa, realizar análise qualitativa e quantitativa de seus resultados e focar nas fragilidades detectadas, buscando sempre a melhoria da qualidade educacional como um todo.
Além do objetivo geral, pode-se citar alguns específicos:
Realizar a avaliação de forma periódica, objetivando a melhoria permanente no processo avaliativo.
Revisar frequentemente os instrumentos avaliativos com adaptações, inclusões ou exclusões de questões.
Promover a participação de toda a comunidade no processo de Avaliação Institucional, por meio de sensibilizações efetivas.
Consolidar a cultura da Avaliação Institucional como princípio para o planejamento e gestão institucional.
Dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de autoavaliação da Instituição.
Após avaliação dos resultados por meios estatísticos, apresentar à Coordenação/Direção de cada setor competente a análise realizada para que os mesmos possam avaliar e tomar as devidas decisões corretivas para melhoria da Instituição.
Confeccionar os Relatórios de Autoavaliação Institucional conforme normas previstas para tal, e encaminhar ao MEC, conforme calendário pré-estabelecido.
A composição da CPA deve ser feita com a representatividade de todos os segmentos da Instituição de Ensino, devendo ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, considerando cada segmento.
Os membros que compõem a CPA da Satc são:
Nome | Representante |
Davi Colombo Gonçalves | Corpo Docente (Presidente /Ciclo Básico) |
Daniel Fritzen | Corpo Docente (Design) |
Carolina Resmini Melo Marques | Corpo Docente (Eng. Química) |
Cletson Menegon | Corpo Técnico Administrativo |
Eduardo Antônio Just | Corpo Técnico Administrativo |
Saionara F. Pavei Ghedin | Corpo Técnico Administrativo |
Hadrian Martins | Corpo Discente (Eng. Mecânica) |
Mileni da Silva | Corpo Discente (Administração) |
Carine Ghisi Cadorin | Corpo Discente (Eng. De Software) |
Maria da Graça Cabral | Sociedade Civil Organizada |