Comissão Própria
de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o canal de escuta da comunidade acadêmica na graduação. Coordena o Programa de Avaliação Institucional, acompanhando o dia a dia da UniSatc e propondo melhorias que fortalecem o ensino, a gestão e os serviços prestados.
O que é a CPA?
A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), determina que a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito das instituições de ensino, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da Instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecendo diretrizes específicas.
Dessa maneira, para atender ao SINAES, e conscientes da importância do uso da Avaliação Institucional como ferramenta para a tomada de decisões para a melhoria da qualidade educativa, a Satc possui uma CPA que atua de forma enérgica no processo reflexivo, autocrítico e formativo da Educação como um todo, envolvendo várias dimensões, como o ensino, a pesquisa, a extensão e a própria estrutura física da Instituição.
A Avaliação Institucional coordenada pela CPA tem um caráter educativo que qualifica e coloca à disposição da comunidade elementos relevantes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento institucional e para a tomada de decisões. Visa promover a qualidade acadêmica da Satc em todos os seus níveis nos termos da sua missão, oportunizando a mobilidade social por meio da educação e de tecnologias inovadoras, desenvolvendo competências e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O objetivo geral da CPA da Satc é:
Averiguar, por meio de pesquisa, o que o corpo discente, docente e quadro de funcionários pensam a respeito da Instituição nos seus mais variados aspectos, como infraestrutura, diretrizes pedagógicas, comunicação, envolvimento da Instituição com a comunidade externa, a sua responsabilidade social, entre outros fatores. E, após a pesquisa, realizar análise qualitativa e quantitativa de seus resultados e focar nas fragilidades detectadas, buscando sempre a melhoria da qualidade educacional como um todo.
Além do objetivo geral, pode-se citar alguns específicos:
Realizar a avaliação de forma periódica, objetivando a melhoria permanente no processo avaliativo.
Revisar frequentemente os instrumentos avaliativos com adaptações, inclusões ou exclusões de questões.
Promover a participação de toda a comunidade no processo de Avaliação Institucional, por meio de sensibilizações efetivas.
Consolidar a cultura da Avaliação Institucional como princípio para o planejamento e gestão institucional.
Dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de autoavaliação da Instituição.
Após avaliação dos resultados por meios estatísticos, apresentar à Coordenação/Direção de cada setor competente a análise realizada para que os mesmos possam avaliar e tomar as devidas decisões corretivas para melhoria da Instituição.
Confeccionar os Relatórios de Autoavaliação Institucional conforme normas previstas para tal, e encaminhar ao MEC, conforme calendário pré-estabelecido.
A composição da CPA deve ser feita com a representatividade de todos os segmentos da Instituição de Ensino, devendo ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, considerando cada segmento.
Membros representantes:

Davi Colombo Gonçalves
Corpo Docente (Presidente /Ciclo Básico)

Daniel Fritzen
Corpo Docente (Design)

Carolina Resmini Melo Marques
Corpo Docente (Eng. Química)

Cletson Menegon
Corpo Técnico Administrativo

Eduardo Antônio Justi
Corpo Técnico Administrativo

Saionara F. Pavei Ghedin
Corpo Técnico Administrativo

Hadrian Martins
Corpo Discente (Eng. Mecânica)

Mileni da Silva
Corpo Discente (Administração)

Carine Ghisi Cadorin
Corpo Discente (Eng. De Software)

Maria da Graça Cabral
Sociedade Civil Organizada