Provas finais, recuperações, despedidas, vestibular e Enem. Uma avalanche de acontecimentos misturada com a bagunça hormonal da juventude, e os jovens que lutem para conciliar tudo isso. Nessa rotina de estudos, amigos, família e vida social, fica fácil de pender para o desequilíbrio e deixar o estresse tomar conta da situação.
Quando não se organiza o dia-a-dia e percebemos não estar dando conta de todos os nichos da vida, o corpo sente e a ansiedade surge. E quando ela surge, fica mais difícil ir embora, nos tornando indivíduos inseguros e procrastinadores.
Todavia, tudo tem solução, e nessas situações não é diferente. Existem hábitos que facilitam a organização e o foco, nos tornando mais preparados para os fracassos, que eventualmente temos que encarar e seguir em frente. Por isso compartilharemos algumas dicas de respiração e concentração indicada por psicólogos, que te ajudarão a relaxar e tornar a sua vida mais fácil.
Trouxemos aqui o passo a passo de como realizar a técnica do relaxamento muscular progressivo, que de acordo com as psicológas Aline Arias Wolff e Fernanda Maia Dias é a forma mais conhecida de diminuir a ansiedade e estresse do corpo.
Então vamos para as dicas:
- A primeira coisa fundamental a se fazer, é estar em um local calmo ou que te passe tranquilidade e conforto.
- Deite-se na cama ou em algum lugar confortável e preste atenção no seu corpo.
- Contraia aos poucos seus principais grupos corporais como pernas, mãos, ombros por 5 segundos e relaxe-os logo em seguida.
Se não souberem por onde começar ou como fazer, a imagem ilustrativa abaixo pode te ajudar:
Também mostraremos para vocês como desacelerar os pensamentos (que sabemos que são muitos) de maneira eficiente.
- Sente-se em uma posição confortável.
- Com a sua mão direita coloque o dedo polegar na sua narina também direita tampando- a.
- Expire soltando todo o ar pela narina esquerda.
- Inspire pela narina esquerda.
- Em seguida, feche-a com o dedo indicador e o mindinho, expirando e soltando todo o ar pela narina direita.
- Siga essa sequência por mais ou menos 5 minutos.
Segue abaixo a demonstração da técnica de respiração citada:
Lembre-se de que, além de cuidar do corpo, é essencial prestar atenção à sua saúde mental. O último ano da escola é cheio de desafios, mas com um pouco de organização, disciplina e autocuidado, você pode atravessar essa fase de forma mais leve. Não tenha medo de falhar e, quando isso acontecer, permita-se aprender com os erros e seguir em frente. Afinal, a vida é feita de altos e baixos, e o importante é se manter firme e confiante no seu caminho.
Post realizado pelas alunas: Isabela Baldin, Mariah Mota, Gabrielle Rebelo e Eduarda Martins, sob supervisão do professor Lucas Jorge, pela 4ª Fase do curso técnico Multimídia.