Com o verão a todo vapor, uma das preocupações relacionadas a saúde e beleza são os cabelos. Dentre todas as curvaturas e tipos, os cabelos crespos e cacheados se destacam por sua beleza. Porém, uma de suas particularidades é a sensibilidade na estrutura de seus fios, necessitando de maiores cuidados para se manterem saudáveis.

“O principal cuidado é fazer tratamentos no cabelo regularmente, como hidratação pelo menos uma vez por semana. Também são indicados produtos que não tenham sulfato, petrolato, parabenos ou silicone na composição”, explica a cabeleireira especialista em cachos, Natalia de Oliveira Nunes. 

Em alguns casos, por falta de cuidados apropriados os danos se tornam irreversíveis. “Muita gente pensa “No verão vou estragar o cabelo, vou na praia, vou na piscina, vou deixar pra cuidar só depois”, mas é o maior erro. Se a pessoa continuar tratando enquanto está na praia, e sofrendo esses danos, preserva muito mais”, orienta a especialista. 

Por ter uma estrutura mais sensível, os cabelos com curvatura se tornam mais suscetíveis a danos. “O cabelo cacheado quando exposto ao sal do mar e o cloro, acaba ficando muito ressecado e poroso. Uma dica é sempre que ir à praia ou piscina, passar algum produto antes, como óleo ou creme para proteger os fios”, esclarece. 

De modo geral a maior indicação é manter uma boa rotina de cuidados e tratamentos. “Uma dica simples é após de sair do mar ou piscina, lavar o cabelo com água normal, isso ajuda a tirar o excesso do sal. Outra dica é passar óleo vegetal todos os dias, como o de azeite de oliva, abacate ou uva, e cremes leves e multifuncionais”, finaliza Natalia.