Um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL), apontou que o comércio local cresceu cerca de 5% a 7% em 2024. A expectativa é de que o crescimento se mantenha para 2025, visto dados coletados em uma entrevista realizada pela câmara, com moradores no final do ano passado, no qual demonstraram que 74% dos participantes têm preferência por comprar em lojas físicas e no comércio local.
“Fizemos uma pesquisa onde entrevistamos alguns moradores com idades entre 16 e 55 anos. A intenção era averiguar quantos compravam no comércio local, e dos entrevistados, 74% falaram que preferem fazer suas compras em lojas físicas aqui de Criciúma”, explica a diretora executiva da CDL, Greissi Boaroli.
De acordo com a câmara, essa preferência representa o trabalho que vem sendo feito desde o pós-pandemia. “Tivemos grandes mudanças no comércio nestes anos após a pandemia. A principal, foi ter feito com que os lojistas compreendam que, trazer uma experiência para o cliente, seja de um material, um serviço ou um produto de qualidade faz muita diferença para convencer o consumidor a comprar do comércio local”, destaca Greissi.
Mesmo com previsão de um ano difícil, a CDL mantém grande expectativa na possibilidade de manter o crescimento de vendas similar ao dos anos passados. “Sabemos que esse ano é bem desafiador, mas acreditamos que com investimentos e o trabalho do empresário lojista, será possível manter a margem de 5% a 7% que esperamos todo ano”, afirma a diretora.
Ainda que haja o crescimento no fluxo de consumidores, alguns lojistas não tiveram grandes mudanças no número de vendas. “Nos últimos cinco anos venho tendo uma média parecida. Há um crescente em alguns meses, as vezes cresce 10% em um mês e no outro menos. Então, acabo tendo uma média parecida”, constata a dona da loja Beleza.com, Kelly Regina Knabben.
Na loja Dalbelli Confecções, a situação é semelhante. Mesmo com um crescimento de 10% nos últimos anos, as vendas dos últimos meses vêm sendo abaixo do esperado. “Esse final de 2024 e começo de 2025 vêm sendo bem complicado, mas, temos alguns clientes bem fieis e trabalhamos para atrair mais consumidores. Por isso a expectativa é de que as coisas melhorem para o resto do ano”, expressa a gerente, Márcia Regina Ronchi.
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