Integrar práticas ambientais e sociais com a Educação e Negócios é um dos diferenciais da Satc. Desta forma com práticas que buscam enfatizar a sustentabilidade, a instituição reafirma o compromisso os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante seis anos consecutivos a Satc recebe o Selo ODS, reconhecimento que reforça sua posição como signatária do movimento e evidencia a integração dos objetivos em suas ações educacionais, sociais e ambientais.

Durante todo o ano, a Satc desenvolve iniciativas voltadas à sustentabilidade, ao meio ambiente, à educação de qualidade e ao empreendedorismo, impactando não apenas estudantes, mas também a comunidade externa. Segundo a analista ambiental e coordenadora do Comitê ODS da Satc, Regina Freitas Fernandes, a transversalidade dos ODS é um dos diferenciais da instituição.

“Somos uma das poucas instituições de ensino que faz parte do movimento e que tem todas as suas ações e projetos relacionados com algum dos ODS. Temos atividades no Colégio Satc, na UniSatc e também no Centro Tecnológico”, destaca.

Entre as práticas institucionais estão a coleta seletiva, a destinação correta dos resíduos e o reaproveitamento da maior parte deles, contribuindo diretamente para o ODS 12-Consumo e Produção Responsáveis. Ainda conforme Regina a área de pesquisa também se destaca, com projetos voltados à energia limpa e à redução das emissões de CO2, alinhados ao ODS 7-Energia Acessível e Limpa.

“Essas ações também dialogam com o plano de transição energética justa, um tema que a Satc acompanha e participa ativamente. Além disso, contribuímos também para o ODS 5-Igualdade de Gênero, com um número maior de mulheres em cargos de coordenação do que homens, superando 30% de participação feminina em posições de liderança”, comenta a analista.

Projetos de extensão da UniSatc ampliam impacto social e inovação

Na UniSatc, o compromisso com os ODS é notável por meio dos programas de extensão, que aproximam professores, acadêmicos e comunidade. De acordo com o coordenador pedagógico da UniSatc, Davi Colombo, somente neste ano foram desenvolvidos 76 projetos de extensão, com foco social e inovador.

“Todos esses projetos estão ligados a algum ODS, como os objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10 e 17. São trabalhos que fazem a diferença tanto para a universidade quanto para a sociedade”, afirma.

Educação Infantil do Colégio Satc integra ODS ao cotidiano com horta e compostagem

No Colégio Satc, o trabalho com os ODS começa desde a primeira infância. Um dos destaques é o projeto de horta e compostagem desenvolvido com as crianças da Educação Infantil, especialmente com os alunos do período integral. Conforme a professora Taís Ágda o contato semanal com a horta faz parte de um currículo diferenciado, que prioriza a vivência prática e a conscientização ambiental.

Ainda, segundo a professora, o projeto teve início com o simples contato das crianças com a terra, despertando a curiosidade sobre sementes, germinação e cultivo de hortaliças como feijão, vagem e alface. Ao longo do processo, os alunos acompanham todas as etapas do plantio, aprendendo a cuidar do solo, das plantas e do ambiente ao seu redor.

“A gente cuida daquilo que a gente conhece. Quando a criança entende a natureza, ela passa a ter um outro olhar sobre o lixo, a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente”, ressalta.

As crianças também aprendem, na prática, sobre a separação do lixo orgânico e reciclável, a compostagem e o reaproveitamento dos resíduos, que retornam ao solo como adubo natural para os canteiros da horta. O projeto ainda aborda temas como economia de água, reutilização de materiais, higiene e consumo consciente.

No segundo semestre, os pequenos foram levados para aprender com o ‘Jardim Vivo’. Durante as aulas, foi destacado a importância dos seres vivos que atuam tanto acima quanto abaixo da terra, como abelhas e minhocas, fundamentais para a polinização e a fertilização do solo.

Segundo Taís, parte da produção da horta é utilizada na alimentação escolar e outra parte é comercializada em feirinhas, envolvendo as famílias. “É um trabalho que se estende para além da escola. As crianças passam a pedir salada em casa, no restaurante, e influenciam os hábitos da família. O tempo todo estamos trabalhando os ODS por meio da conscientização”, conclui a professora.

Inovação e empreendedorismo alinhados aos ODS

No Centro Tecnológico, a Satc Negócios reforça compromisso ao conectar inovação, empreendedorismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ambiente do Colearning reúne startups que nascem a partir da educação e se desenvolvem com foco em soluções que geram impacto positivo para a sociedade.

“Quando falamos em empreendedorismo dentro da Satc, falamos também de responsabilidade social, inovação consciente e alinhamento com os ODS. As startups que passam pelo Colearning entendem que crescer economicamente pode e deve caminhar junto com o desenvolvimento sustentável”, destaca a responsável pelos projetos do Colearning, Amanda Sá dos Santos.

Conforme Amanda, atualmente, o Colearning abriga 25 startups incubadas, fortalecendo um ecossistema que conecta conhecimento acadêmico, mercado e impacto social. parte dessas iniciativas nasce dentro da própria instituição, com startups formadas por alunos e ex-alunos da UniSatc, como a Tex, Eneier, Ada e Darwin, Proxpect e Log Z, além da Weiler.

ods