Com mais de mil visitantes, a Mostra do Setor Carbonífero chega ao fim nesta sexta-feira, 26, na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Passaram pela exposição estudantes de cerca de 40 escolas municipais, estaduais e particulares. Com alunos do ensino fundamental, médio e superior.
“Foi com muito orgulho que recebemos o convite do grupo de cultura da ACIC para fazermos essa Mostra e, hoje, esse sentimento é ainda maior, tendo em vista a quantidade de visitantes e todo o esforço empregado em fazer o melhor. Parabéns à ACIC pela iniciativa e a todo time do Setor Carbonífero por fazer essa grande ação”, afirma a presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Astrid Barato.
A Mostra contou com uma linha do tempo, com obras de arte do artista Gil Galant, com uma imagem de Santa Bárbara, com a exposição peças do Metropol e outros times da região carbonífera, bem com uma maquete do Museu Ferroviário de Tubarão que reproduzia todo o processo produtivo do carvão. Além disso, nas visitas agendadas era possível realizar o tour virtual em uma mina de carvão através de óculos de realidade virtual e um quiz.
“Os visitantes ficaram encantados com tudo o que proporcionamos e com a história da indústria do carvão, que possui mais de 100 anos. Muito mais que isso, os 30 estudantes que tiveram o melhor desempenho no quiz irão realizar um passeio de trem oferecido pela Ferrovia Tereza Cristina, o qual ainda iremos agendar”, destaca o diretor executivo do Siecesc, coronel Márcio José Cabral.
“Para a ACIC foi uma honra receber a Mostra do Setor Carbonífero. Nosso agradecimento especial ao Siecesc pela belíssima exposição. Logo na nossa primeira conversa, na qual apresentamos a ideia para a realização da exposição, fomos muito bem recebidos”, comenta a coordenadora do Projeto Cultura ACIC, Iara Gaidzinski.
“Neste ano, buscamos inovar ao resgatar a história de nossa cidade por meio dos setores econômicos, e nada mais justo do que começarmos com o setor carbonífero, tão crucial economicamente para toda a região”, destaca a coordenadora.
A Mostra do Setor Carbonífero será levada para a cidade de Siderópolis. Ela ficará disponível no Museu do Carvão a partir do mês de maio. Já a ACIC receberá a partir de 7 de maio a Mostra “Ruínas: Fragmentos Poéticos”, da artista Andressa Gomes Flor.
Fotos: Lucas Colombo/Carvão+