O ano de 2025 foi marcado pelo fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e famílias no Colégio Satc Turvo. A instituição encerra o período letivo com um balanço positivo, resultado de um trabalho pautado no cuidado, no acolhimento e na qualidade do ensino. Aspectos esses que têm atraído novas famílias e reforçado a permanência daquelas que já fazem parte da comunidade escolar. Os eventos escolares deram o tom para as principais atividades do ano, permitindo que crianças e jovens demonstrassem seus talentos e aptidões.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Satc Turvo, Katiane Búrigo, o ano foi de crescimento gradual. “Em 2025, recebemos muitas famílias novas, inclusive ao longo do ano, em busca da educação que oferecemos. Isso demonstra o quanto o nosso olhar cuidadoso com os alunos e a preocupação com a qualidade do ensino fazem diferença”, afirma.
A participação das famílias nos eventos promovidos pela escola foi um dos destaques do ano. Essa adesão constante demonstra a confiança no trabalho desenvolvido pelos nossos professores e colaboradores. A participação dos pais, tios, avós, responsáveis em todos os eventos mostrou o quanto estão seguros em deixar seus filhos conosco”, destaca.
Ações pedagógicas
Entre os momentos que mais aproximaram as famílias do ambiente escolar estão as comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais.
Para a coordenadora, o diferencial está no caráter coletivo das ações. “Percebemos que não vai só a mãe ou só o pai. A avó quer ir, o irmão participa, toda a família se envolve. Eles sabem que a escola promove algo pensado para todos, mesmo quando a data homenageia alguém específico”, explica.
Outro evento que marcou o calendário foi a celebração de Natal, que encerrou o ciclo letivo. “É um momento de finalização do ano, em que a família gosta de ver o filho participando, de estar presente. É um evento muito esperado, porque temos as apresentações das turmas, a representação da família de Jesus e também a chegada do Papai Noel. Todos esses símbolos são muito representativos nessa época do ano e para nossa escola é algo muito valorizado”, ressalta Katiane.
No campo pedagógico, atividades como a Feira de Ciências (Fecitec) e os Jogos Escolares também tiveram papel importante no desenvolvimento das turmas.
“O aluno é o protagonista nesses momentos. Nos jogos, não se trata apenas de competição. Eles mostram o que aprenderam, suas habilidades, escolhem as modalidades com as quais mais se identificam. Já na Feira de Ciências, o envolvimento dos alunos com a pesquisa e com as áreas de interesse é um dos pontos altos. Os grupos se encantam porque apresentam aquilo que gostam, pesquisam e contam sempre com um professor como referência, que orienta e dá subsídio para a realização do projeto”, completa.

28ºC