A despedida da Educação Infantil V ganha forma, cor e sentido na Festa das Luzes. Momento em que as crianças celebram conquistas e descobrem o valor de avançar para uma nova fase escolar. No Colégio Satc, essa vivência ganhou forma na última sexta-feira (21) a partir de experiências marcantes que carregaram muitos significados. O evento especial reuniu natureza, vivências sensoriais e afeto para marcar o encerramento do Infantil e a ida para o 1º ano do Ensino Fundamental em 2026.

O evento integra o Projeto Crescer, trabalhado ao longo do ano com as turmas do Infantil V1, os Guardiões das Montanhas e o Infantil V2, os Guardiões dos Oceanos. A iniciativa desenvolve autonomia, responsabilidade e habilidades socioemocionais, pilares essenciais para a próxima fase escolar.

Esse percurso pedagógico prepara as crianças para lidarem com desafios cotidianos de forma independente. “Durante todo o Infantil V trabalhamos com os alunos a autonomia, amarrar o cadarço, comer sozinho, ir ao banheiro, todas as questões da dependência. Essa autonomia é fundamental para que eles comecem a ter esse cuidado e esse zelo consigo mesmos”, explica a professora do Infantil V1 do Colégio Satc, Taís Agda.

Encerramento especial

A Festa das Luzes simboliza o fechamento desse ciclo com significado. Apenas os alunos do Infantil V participam do momento, reforçando o caráter de rito de passagem.

“É um momento muito esperado. Fecha com chave de ouro o Infantil e abre para uma nova etapa no Ensino Fundamental. É também um momento de preparação e de reflexão com as crianças”, destaca Taís.

Durante o evento, elementos da natureza foram usados como parte do aprendizado. Ao apreciar o pôr do sol, os estudantes revisitaram conhecimentos sobre o sol e a rotação da Terra, mas também refletiram sobre emoções e sobre o valor de desacelerar. “A gente trabalha que é preciso ter um tempo para todas as coisas, apreciar, parar, respirar. Quando fomos olhar as estrelas, falamos sobre paciência, sobre ouvir”, reforça a professora.

A trilha noturna com lanternas foi um dos destaques. Em poucos passos, as crianças enfrentaram o escuro pela primeira vez em uma proposta pedagógica cheia de simbolismo. “Foram 10 passos na trilha escura, mas para os alunos valeram quilômetros. Muitas crianças nunca tinham feito isso. Eu dizia palavras de encorajamento e, de repente, uma luz acesa no meio da trilha. Era a fada das luzes que deixou ali para eles como um momento especial”, completa a educadora.

A estudante do Infantil V1, Sophia Felisberto Cardoso, conta que de se divertiu muito com os amigos e as professoras.

“O que eu mais gostei foi de fazer a trilha no escuro com os meus amigos e ir de lanterna até o outro lado. Na Festa das Luzes eu gostei também das cabanas, do ursinho e da máscara para dormir que ganhamos. Foi muito divertido”, relata.

Emoção para as crianças

A Festa das Luzes reforça o aprendizado com significado, no qual cada vivência é planejada para conectar emoções, descobertas e conhecimento. A celebração simboliza mais do que uma despedida do Infantil, marca o início de uma nova etapa com segurança e encantamento.

Um dos pontos mais emocionantes da noite foi a escuta de áudios enviados pelas famílias. “Esse momento superou tudo. Conseguiu arrancar lágrimas, sorrisos, pois era amor verdadeiro. O brilho no olhar das crianças mostrava isso, o que reflete muito nessa parceira das famílias”, relembra Taís.