No Colégio Satc, a Educação Infantil não se limita ao aprendizado geral para a idade dos alunos. Ao contrário, a proposta pedagógica da instituição se destaca pela integração com os diversos segmentos oferecidos no colégio, incluindo o Ensino Técnico e o Centro Universitário UniSatc. As crianças tem a possibilidade de vivenciar experiências enriquecedoras, criando uma conexão rica e única desde os primeiros anos de escolaridade.
O Colégio Satc com os diversos segmentos educacionais cria um ciclo de aprendizado contínuo e integrado. “Tudo está na porta do nosso Infantil. É só dar um passo que a gente já conecta com alguma coisa muito brilhante. E os alunos só ganham e as famílias também. A gente não conhece uma outra realidade assim, como nossa, não existe em outra escola da região uma infraestrutura e educação inovadora no mesmo ambiente”, pontua a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.
Uma das experiências que mais se destacam na interação entre a Educação Infantil e o Ensino Técnico são as visitas e atividades realizadas. “Os alunos do Técnico vêm sempre com a mentoria de algum professor que é tutor deles nos projetos. A gente sente uma entrega muito bacana, um sentimento de pertencimento da instituição, porque eles estão no papel de educadores. A gente percebe um carinho muito grande pelos pequenos e um senso de responsabilidade que vão levar para a vida. Além de compartilharem o que aprenderam com as crianças”, destaca Luciana.
Essa abordagem prática do aprendizado, já iniciada na Educação Infantil, permeia todo o colégio, culminando no Ensino Técnico, que promove o ensino por meio da prática. “A escola tem esse viés do técnico, o ‘aprender fazendo’, que é trazido desde o Infantil 3. Isso é o que torna o aprendizado mais concreto e aplicável para os alunos. Que se tornam mais preparados para o mundo real”, conta a coordenadora. A conexão entre os níveis não é apenas uma teoria, mas uma prática que transforma a experiência educacional de todos os alunos, preparando-os de forma sólida para o futuro. “Este ano, os alunos participaram de experiências com design, química, jornalismo, biologia e elétrica. Cada atividade traz, de forma prática, temas que antes pareciam distantes, como eficiência energética, tornando o aprendizado ainda mais significativo”, enfatiza Luciana.