A primeira reunião escolar de 2025 do Colégio Satc contou com a presença das famílias e de toda a equipe multidisciplinar para apresentação da proposta pedagógica da instituição para o ano letivo. A orientação pedagógica é um momento importante, para esclarecer dúvidas, entender o que será desenvolvido e como os pais também contribuem para o desenvolvimento escolar das crianças e jovens. Os encontros ocorreram ao longo da semana envolvendo as turmas dos Ensinos Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Integral e Médio para alinhamento de informações e de rotina escolar.

Promover o encontro com as famílias é a oportunidade do fortalecimento da parceria com a escola. “Na reunião mostramos as atividades que serão realizadas em 2025. Esclarecemos dúvidas, mostramos toda a equipe pedagógica e as infinitas possiblidades que nossos alunos tem aqui na nossa instituição”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Propostas pedagógicas para o Ensino Fundamental

Para as turmas do período Integral dos Anos Iniciais, foi apresentado aos pais a rotina cotidiana desde a chegada, passando pelas situações de aprendizagem do Programa Bilíngue, as atividades físicas, Tecnologias Aplicadas e momentos de estudo dirigido. Foi comunicado também a dinâmica dos momentos de alimentação, cardápios e descanso.

“Encontros como as reuniões tendem a tranquilizar pais e responsáveis quanto aos cuidados que seus filhos recebem neste período estendido que ficam na escola. Também elucidar detalhes dos estímulos aos desenvolvimentos e apoio à aprendizagem que estão sendo feitos junto aos estudantes, bem como, fortalecer a segurança das famílias em confiar na escola para manter as crianças conosco o dia todo”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Integral do Colégio Satc, Ana Paula Silva.

No período Integral, a aproximação direta dos alunos inicia na semana de plantões, momento este que antecede o início das aulas regulares. “Esse encontro com os professores já permite que as crianças estejam na escola podendo conhecer e explorar os diferentes espaços, experimentar vivências diferenciadas, gerando assim a sensação de segurança e pertencimento. Facilita também o acesso dos familiares nos primeiros dias de contato com a escola, também é um fator positivo para esta aproximação”, pontua Ana Paula.

Já no período regular de aulas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a aproximação direta inicia com a data de entrega dos materiais. “Esse momento acontece para que crianças e famílias possam conhecer a professora que irá acompanhá-los durante todo o ano letivo. Já nos primeiros dias de aula usamos da flexibilização de acesso das famílias ao espaço escolar. Contamos ainda com a presença da equipe pedagógica nos locais de entrada, pátio e saída, acolhendo e orientando a todos. Ambientação divertida na acolhida, momentos descontraídos de entrada e no intervalo, também promovem a conexão de escola família e alunos”, destaca a coordenadora.

Orientação e rotinas pedagógicas

O encontro com as famílias das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais envolveu orientações pedagógicas e um bate-papo com a psicóloga, Giovana Silvestre.

“A reunião foi para acolher todos os pais, orientação com a psicóloga, apresentar as rotinas pedagógicas do colégio, apresentação dos professores, onde promovemos momento de interação entre pais e professores presentes. Encontros como esse fortalecem a parceria entre família, escola e aluno, pois quando este tripé caminha alinhado temos melhor entrega e rendimento pedagógico. Estes momentos também ajudam a promover maior segurança e confiança dos pais na proposta pedagógica a qual será desenvolvida com seus filhos”, enfatiza a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Sandra Marcon.

Para as famílias do 1º ano do Ensino Médio o bate-papo envolveu o alinhamento pedagógico da instituição. “Com a mudança para o Ensino Médio, é importante que os responsáveis entendam como é o nosso trabalho e de que forma eles vão ajudar os filhos e apoiar nesse processo pedagógico. Logo mais esse jovem estará em contato com o Curso Técnico, começa a frequentar a escola todos os dias, então é uma fase que precisa de apoio e orientação”, relata a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

 A reunião com as famílias do 2º e 3º ano do Ensino Médio envolveu os Cursos Técnicos. “Tratamos no encontro sobre a nossa proposta pedagógica da instituição, sistema de avaliação, metodologia de ensino, os projetos que a gente desenvolve. Fizemos realmente uma sensibilização com foco pedagógico, a rotina e o dia a dia do aluno no Colégio”, ponta Adriana.