Buscando fomentar o respeito, a empatia e a convivência saudável entre os estudantes, o Colégio Satc está desenvolvendo o ‘Projeto Diversidade’. A ação pedagógica da disciplina de Pilares para a Vida, direcionada aos alunos Ensino Fundamental Anos Finais. A iniciativa busca ampliar o olhar das turmas para questões essenciais da vida em sociedade, como o respeito às diferenças e a valorização das individualidades.

Ao longo das atividades, os alunos são provocados a refletir sobre suas atitudes cotidianas e como impactam o ambiente escolar. Temas como bullying, preconceito racial, religioso, de gênero. Além de discriminação por limitações intelectuais e físicas, estão sendo debatidos em sala de aula, com o intuito de promover uma consciência mais crítica e acolhedora.

“Este projeto foi pensado justamente para trazer à evidência a importância de estarmos cada vez mais atentos em relação ao respeito à diversidade. A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e empáticos”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Satc, Sandra Marcon.

As ações e bate-papos incentivados pelo projeto também envolvem preocupações individuais e das relações interpessoais. “Sabemos que a sociedade está cada vez mais voltada às questões de cunho individual, e com isso muitos jovens chegam à escola com dificuldades de relacionamento. Isso acontece porque, em muitos casos, faltaram vivências baseadas no coletivo. Por isso, a escola precisa assumir o papel de orientar por meio da educação”, destaca Sandra.

A iniciativa faz parte das aulas do professor, João Henrique da Silva Carlos, que ao longo das temáticas levou convidados para um bate-papo com as turmas. “Esperamos que por meio deste projeto tenhamos causado uma inquietação na cabeça destes estudantes, para que possam fazer uma autoavaliação e, caso necessário, rever suas atitudes. A mudança de comportamento começa a partir da consciência, da empatia e do contato com pessoas que fazem parte desses temas diariamente”, finaliza a coordenadora.