O universo da infância é uma etapa fundamental para o aprendizado, formação do caráter e do sistema cognitivo das crianças. Nesse processo os professores tem papel fundamental. Para que a construção do saber seja ainda mais efetiva nessa idade, o Colégio Satc realizou na última terça-feira (20) a 3ª edição da formação de professores de instituições da região que atuam na primeira infância. O evento reuniu 150 profissionais da educação de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Florianópolis. A palestra teve a condução do educador que é referência nacional no tema, Marcelo Cunha Bueno, que compartilhou seus estudos sobre educação e infância de diversas culturas.
Para a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli, ações como essa fortalecem o ensino de Criciúma e região. “Abrimos as portas da nossa escola para profissionais da educação que queiram participar de um bate-papo rico e com novas estratégia que depois possam aplicar de maneira prática onde atuam. É um momento de compartilhar o que aplicamos aqui na Satc, mas também de aprender com uma profissional referência na área”, explica.
A palestra teve como tema ‘Em busca da infância perdida’, onde as participantes puderam revisitar suas memórias, para compreenderem como se conectam ao papel como educadoras. “A gente não ensino o que a gente sabe, a gente ensina o que a gente é. Então tentei despertar nos professores um pouco de humanidade, no sentido de escutarem seus alunos em sua totalidade e não seguir uma sociedade da performance. Que faz com que a gente oriente as nossas ações, sempre com ideais que são impossíveis de serem alcançados. Educação é estar presente”, ressalta o educador e palestrante, Marcelo Cunha Bueno.
A formação envolveu as diretrizes do Colégio Satc, visto que, a instituição entende a importância dos professores na vida escolar dos alunos e na vivência como um todo. “A abordagem de um profissional da educação que atua com crianças bem pequenas é primordial para o seu desenvolvimento, porque são marcas que vão ser deixadas nessa primeira infância. E poder ouvir um professor tão inspirador e sensível, nos faz refletir sobre as ações em sala de aula e promover o que mais importa para as crianças, que é o estar presente, abraçar, brincar junto e aprender vivendo”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.



