Família e escola são as principais referências para a formação humana e acadêmicade crianças e jovens. Por isso, é importante que se trabalhe esses vínculos de forma conjunta, para que as necessidades de desenvolvimento dos alunos possam ser supridas. A partir desse contexto, o Colégio Satc criou um espaço de orientação e comunicação para tratar de temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos estudantes. O projeto ‘Conexão Família Satc’ promove encontros com profissionais da área da educação e pais que buscam contribuir com a evolução intelectual e social dos filhos.

Para dar o start na proposta, a palestra ‘Família e Educação: parceiros na construção da rotina e hábitos de estudo’, foi promovida em parceria com pais e responsáveis. “Esse é um momento de bate-papo com as famílias, de entender as expectativas, de se conectar e entender como o apoio é importante para a fase escolar. Iniciamos o projeto focando na rotina de estudos que hoje é um grande desafio. Como que com tantos distratores, tecnologias, a gente consegue evitar o uso excessivo de telas. E é nesse ponto que precisamos unir nossos conhecimentos e pensar de forma colaborativa para essas demandas”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli.

A assessora pedagógica do Sistema de Ensino Bernoulli, Aline Proença, conduziu o primeiro encontro de 2024. “Escola e família são parceiros e trabalham em prol de bem comum, que é o desenvolvimento humano, que é o desenvolvimento de estudantes também protagonistas. Então, sempre abordo para a família a reflexão que estamos juntos nessa jornada e que buscamos as melhores alternativas, entre elas, criar hábitos de estudo. Mas, assim como os alunos, os pais também não sabem por onde começar e é aqui que eu busco trabalhar como apoio”, explica a assessora.

Educação de impacto

Para que o desenvolvimento individual de cada aluno atinja metas e objetivos, é importante que cada um se veja como protagonistas da própria aprendizagem. Por isso, um bate-papo com cada turma do Colégio Satc de Criciúma e Turvo foi realizado com a assessora pedagógica do Sistema de Ensino Bernoulli.

“Para os estudantes esse é um momento que eu trato com bastante leveza e interatividade. Reúno boa parte dos assuntos com a neurociência também para que entendam como o cérebro humano aprende, como as emoções impactam a forma que nós aprendemos e como podemos treinar o nosso cérebro. Para que então, cada um possa se organizar melhor diante de uma rotina de estudos saudáveis”, pontua Aline.

A proposta do projeto é trazer a família para esse espaço de convívio, para entenderem como organizar essa rotina junto com os filhos, a importância de se estabelecer limites e também de dar autonomia.

“Esse é um modelo que nós estamos criando para estreitar cada vez mais a relação família e escola, porque todos nós temos o mesmo objetivo, que é o sucesso do nosso aluno no desempenho escolar, no convívio social. Então, ideia é trazer temáticas que sejam, naquele momento, mais importantes e com maior demanda”, enfatiza a diretora.