Chegou ao fim mais uma edição da Gincana de Matemática do Colégio Satc que movimentou 18 turmas. Com a largada no dia seis de maio, o Dia Nacional da Matemática, os alunos participaram de diversas provas que tinham como objetivo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e também o aperfeiçoamento de habilidades. Com a conclusão da última atividade que foi a montagem de oito cubos mágicos em menor tempo, a instituição premiou as turmas que tiveram melhor desempenho ao longo da disputa.

Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just, atividades como a gincana contribuem para o aprimoramento de um ensino-aprendizagem ativo e prático. “Todas as provas que desenvolvemos ao longo desse período de ações, tem o propósito dos alunos enxergarem o seu entorno e perceberem que ali tem a matemática envolvida e como ela é importante na nossa vida”, destaca.

A última prova da competição movimentou todas as equipes e também alunos de outra instituição. Isso porque, para a realização de uma prova justa de montagem do cubo mágico o papel dos embaralhadores é fundamental e foi essa a função de quatro estudantes da Escola Municipal Padre José Francisco Bertero.

A instituição convidada possui um núcleo especializado em cubo mágico, que além de ensinar os estudantes sobre a montagem do quebra-cabeça tridimensional, instrui os estudantes sobre as sequências de embaralhamento, que não é nada fácil. “O objetivo da sequência de embaralhamento profissional é para que no momento da montagem as pessoas não pulem etapas do cubo e também não se tenham vantagens entre os competidores”, explica o aluno do 7º ano da Escola Municipal, Luiz Felipe dos Passos Possamai.

A participação efetiva e envolvimento das turmas foi o verdadeiro sucesso da gincana. “Os alunos participaram muito, se envolveram no Quiz matemático, tarefa surpresa, montagem do tangram e na última atividade que foi cubo mágico. Pudemos ver que mesmo os alunos que não se sentem tão aptos em algumas atividades, vieram do mesmo modo ajudar e incentivar os colegas da turma”, conta Adriana.

E para encerrar a ação, foram premiadas as equipes que tiveram a melhor pontuação durante a competição. As turmas 2001 e 2005 fecharam a competição com o mesmo placar, de 175 pontos, e dividiram a 1ª colocação. O 3º lugar foi para a turma 1006 que somou 135 pontos.

Os professores do Ensino Médio da disciplina de Matemática, Adriane Scussel, Marlene Damiani, Márcio Cardoso, Beatriz Dalmolin fizeram parte da organização do evento.

Classificação OBMEP

Participando da 17ª edicação da Olimíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), o Colégio Satc classificou 10 alunos para a 2ª fase de provas. No mesmo evento de premiação da gincana de matemática, a instituição realizou a entreda de lembraças pelo reconhecimento da conquista.