Estimular o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, criativo e o aprimoramento do desempenho nas áreas exatas, essa foi a proposta de mais uma edição da Olimpíada de Matemática do Colégio Satc. Após a realização das provas com as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, a instituição premiou os melhores colocados em três níveis da competição. A proposta tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela matemática e a participaram na maior disputa estudantil do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP).

A competição interna é uma ferramenta de aprendizagem que auxilia os estudantes a testarem seus conhecimentos. “Nossa proposta foca em um novo aprendizado da matemática na prática, in loco, em aplicações completamente diferentes daquilo que os alunos estão acostumados em sala de aula. Então, quanto mais a gente oportunizar espaços e momentos assim para que eles possam treinar, para que possam se avaliar, isso é muito importante para o desenvolvimento desses jovens. Até porque a matemática é uma ciência presente no dia a dia, no nosso cotidiano, então a gente precisa aproximá-los desse contexto”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.

As turmas foram divididas em categorias, o 6º e 7º ano estão no nível, o 8º e 9º ano fazem parte do nível 2 e do 1º ao 3ªº estão no nível 3.

Nesta edição de 2025, 120 aluno representarão a instituição na OBMEP. Um fato diferente para esse ano foi o desempenho de dois alunos do nível 3, onde empataram em primeiro lugar. “Participar da Olimpíada é uma forma de testar nosso conhecimento e nesse ano eu tive o prazer de empatar em primeiro lugar com meu melhor amigo. A gente sempre compete nosso desempenho na matemática e empatamos em tudo, até nas questões de desempate a gente ficou igual, então é algo que me deixou bem feliz. E agora vamos para a OBMEP representar nossa escola e ter um bom desempenho também”, relata o aluno da turma 3004, Luan Cesca Morona.

Para o estudante da turma 3004 e também 1º lugar no nível 3 da Olimpíada, Carlos Henrique Zilli Niero, foi muito gratificante empatar com o amigo. “Eu e o Luan nos conhecemos desde o Ensino Fundamental, onde eu tinha participada pela última vez da Olimpíada. Nesse ano, fui incentivado pela professora, Adriane Scussel, a participar de novo, porque ela falou eu tinha capacidade e no fim foi uma prova muito boa. É bem importante essa iniciativa da Satc, em trazer essa Olimpíada para os alunos e dar essa oportunidade de passar para a OBMEP”, destaca.

Confira a relação dos alunos premiados:

ALUNOS CLASSIFICADOS DO NÍVEL 1 (TURMAS 6º E 7º ANOS)

1º lugar – YURI DE MARCH – 7º anos C

2º lugar – ARTHUR DA ROSA – 7º ano E

3º lugar – LUIZ EDUARDO RIZZATI – 7º ano E

4º lugar – LORENZO SPILLERE – 6º ano C

5º lugar – SOFIA MADEIRA NASCIMENTO – 7º ano C

ALUNOS CLASSIFICADOS NO NÍVEL 2 (TURMAS 8º E 9º ANOS)

1º lugar – FRANCISCO NUERNBERG GHISLANDI – 9º ano A

2º lugar – GABRIEL CUNHA – 8º ano E

3º lugar – ERICK BERGMAN – 9º ano D

4º lugar – MANUELA CARDOSO RONCHI – 8º ano B

5º lugar – MARIANE DE OLIVEIRA MARANGONI – 8º ano B

ALUNOS CLASSIFICADOS NO NÍVEL 3 (ENSINO MÉDIO)

1º lugar – CARLOS HENRIQUE ZILLI NIERO – 3004 e LUAN CESCA MORONA – 3004

4º lugar – MATEUS SIQUEIRA     – 2005

5º lugar – ÊMILI MACHADO ROSSO – 3004