Com o foco na aproximação entre a indústria e estudantes, os alunos da 3ª fase do curso técnico em Química do Colégio Satc acompanharam, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a 4ª edição do Fórum da Indústria Química Sul Catarinense. O evento, organizado pelo Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), em parceria com instituições de ensino da região, teve como principal objetivo promover a aproximação entre empresas e academia.
Os alunos estiveram presentes acompanhados pelos professores Michael de Bona e Alessandra Vieira. O evento ofereceu uma tarde de aprendizado e celebração, proporcionando aos estudantes uma valiosa oportunidade de interação com profissionais do setor.
Uma das atividades de destaque foi a mesa redonda, composta por profissionais da indústria, na qual a engenheira química Ana Caroline Teixeira, egressa do Centro Universitário UniSatc, representou a empresa Torrecid, onde atua atualmente.
Além disso, foram premiados os dois melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) da Unisatc, reconhecendo o mérito acadêmico e o esforço dos estudantes e professores orientadores. O trabalho intitulado “Síntese de Zeólitas do tipo Lix a partir de cinzas leves de carvão mineral e resíduo de alumínio”, de autoria de Leonardo Dal Bó Tiscoski, orientado pelo professor Thiago Fernandes de Aquino, foi um dos premiados. O segundo trabalho premiado foi “Avaliação e caracterização de filmes poliméricos termoplásticos com memória para utilização em rótulos termoencolhíveis”, desenvolvido por Luis Henrique Passaia de Vargas, com orientação da professora Aline Resmini Melo.
“A participação dos nossos alunos no Fórum é de extrema importância, pois representa uma oportunidade única de integração entre a academia e o mercado de trabalho. É um momento de aprendizado e celebração, no qual destacamos e homenageamos o talento e a dedicação dos nossos estudantes”, afirmou Aline Resmini Melo, coordenadora dos cursos de Engenharia Química e técnico em Química da instituição.
O evento reforça o compromisso das instituições de ensino e das empresas do setor químico com o desenvolvimento regional, promovendo a troca de conhecimento e experiências entre os diferentes atores do cenário educacional e industrial sul catarinense.