A construção do saber é formada a partir das vivências do dia a dia, do compartilhamento de ensinamentos e daquilo que reflete na vida de cada pessoa. Por isso, iniciar na fase escolar o desenvolvimento das competências socioemocionais fará com que as crianças entendam melhor de si, respeitem mais o outro e aprendam a fazer escolhas assertivas para o futuro. Seguindo nessa diretriz, o Colégio Satc implementou em sua grade curricular a disciplina ‘Pilares para a vida’ que atenderá os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta da instituição fortalece a educação dos estudantes e ajudará no desenvolvimento de novas aptidões a partir de aulas lúdicas e dinâmicas.

Dando início à disciplina em 2022, os alunos já estão participando de atividades e aulas práticas que ensinam o autoconhecimento e autocontrole. “Os professores nesse primeiro estão trabalhando com atividades de socialização, relacionamento e que instiguem o autoconhecimento dos nossos alunos, para promover reflexões e valorização do que cada um é”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Macon.

A empolgação de aprender uma nova forma fica cada mais evidente na participação das turmas nas tarefas, como a Caixa dos Sentimentos do 3º ano A. “Nós estamos aprendendo sobre os sentimentos e construímos essa caixa onde colocaremos o ano todo o que estamos sentindo”, conta a aluna, Livia Corrêa.

“Cada colega da turma coloriu a caixa com adesivos que gosta e eu coloquei uma nota musical, porque para mim, a música representa a vida”, ressalta o aluno, Arthur Antunes Campo.

Construção de um projeto de vida

Seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é de responsabilidade da instituição de ensino promover aos alunos a compreensão, a reconstrução de significados e experiências. Por isso, o Colégio Satc sempre está em busca de projetos e atividades que contribuam para a formação integral dos alunos e com a inclusão da disciplina ‘Pilares para a vida’, os alunos serão protagonistas de suas escolhas.

“Esse componente curricular contempla o entendimento dos alunos em relação com o eu, com o trabalho e as profissões, uma vez que compreendemos que o aprendizado é mais efetivo quando o que ensinamos ecoa na percepção de quem eu sou como indivíduo e qual o meu papel no meio ao qual estou inserido. E a partir desse entendimento os pequenos conseguem ir construindo os seus projetos de vida”, relata Sandra.

A disciplina aborda os seguintes eixos: descobrindo a si mesmo, trabalho e profissões, vida financeira e saberes em prática. “Ao trabalhar as competências e habilidades dos alunos, podemos contribuir para a formação de um cidadão autônomo, responsável, solidário, participativo e inovador, pois estes princípios demonstram mentalidade empreendedora”, finaliza a coordenadora.