O Colégio Satc e a Prefeitura de Candiota, no Rio Grande do Sul, finalizam o primeiro ciclo da parceria de profissionalização de jovens e adultos. As primeiras turmas técnicas do município se formaram no último mês, onde o grupo de 19 estudantes pôde comemorar a nova conquista com a família e amigos. Os novos profissionais se especializaram nas áreas de Mineração e Eletromecânica, com a expertise e experiências práticas proporcionadas pela Satc.
A formatura ocorreu após dois anos e meio da formação em Ensino à Distância (EAD) e de várias semanas de imersão presencial, com atividades práticas, visitas técnicas e avaliações. “Formamos a primeira turma do Técnico EAD com a parceria de Candiota, um marco importante para nós e para a cidade gaúcha. Realizamos visitas e entendemos a necessidade de mão de obra local. A partir daí, desenhamos as melhores possibilidades para que os jovens pudessem abrir novos horizontes”, conta o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelor Felipe da Costa.
Para a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli, a parceria com outras cidades faz com que a instituição possa levar a qualidade de ensino para diferentes profissionais. “A cidade de Candiota estava com uma demanda de oportunidades de vagas e com essa possibilidade de parceria, os estudantes tiveram um apoio muito importante para que pudessem terminar os dois cursos. E para isso, a prefeitura auxiliou tanto no custeio do curso, como na participação nas vindas dos alunos à Satc. As turmas precisaram estar aqui para as aulas presenciais, então posso dizer que foram guerreiros, porque venceram essa distância de vir e concluíram algo tão importante que é uma formação técnica”, destaca.
O encerramento do Técnico é apenas uma forma de celebrar essa conquista que marca um novo começo para os formados. “Muitos alunos já estavam empregados agora no período da formatura, já iniciaram sua atuação no mercado de trabalho, o que para nós é um retorno muito positivo dos alunos e das famílias para com a Satc. Então encerrar esse ciclo lá em Candiota com a formatura foi extremamente importante e poder encontrar os estudantes, familiares e os professores para confraternizar com nesse momento especial”, finaliza o coordenador.