As aulas de Tecnologias Aplicadas (TA) do Colégio Satc envolvem o Ensino Maker, onde o aluno é incentivado a pensar em novas ideias e depois conseguir aplicá-las, usando recursos tecnológicos e inovadores. Desde a Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Médio, projetos envolvendo as aprendizagens multidisciplinares pautam essa disciplina. Onde propostas educacionais se alinham com a robótica, holografia, montagem de legos, programação, eletrônica, softwares de computador e propostas manuais. Isso, faz com que os estudantes consigam dar vida para aquilo que idealizaram e criaram, saindo apenas da teoria e concretizando com a prática.
O componente curricular contribui para a conquista de várias habilidades e competências, de acordo com a idade do aluno. “A partir das atividades, os estudantes aprimoram a socialização, trabalho em equipe, foco, criatividade e imaginação. Como também, a coordenação motora fina e grossa, resoluções de problemas, raciocínio lógico, pensamento crítico, inteligência emocional e habilidades intelectuais”, explica a professora do Colégio Satc, Caroline Pickler.
Para que a aprendizagem tenha significado e se concretize no entendimento da criança ou adolescentes, projetos educacionais são realizados o ano todo. “As aulas de tecnologias envolvem também os estudos que as professoras de sala do 1º ao 5º ano, por exemplo, estão desenvolvendo. Assim, unimos a arte, português, matemática, geografia com conceitos inovadores. Fazemos com que aluno materialize um produto, uma maquete, um livro, jogos e robôs. Tudo construído a partir de suas ideias e eles mesmo colocando a mão na massa”, destaca a coordenadora das Tecnologias Aplicadas, Andréia Scarduelli.
Tecnologias para cada idade
Atividades e dinâmicas pautam as aulas de TA, envolvendo áreas importantes do conhecimento. Como: Cultura Maker, Eletrônica, Programação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Segurança na internet, Robótica e Pacote Office.
“Cada tema ou conteúdo trabalhado é elaborado a partir de diferentes atividades e também de acordo com o ano do aluno. Para que assim, possa avançar nas habilidades e conhecimentos que o assunto possa desenvolver em cada criança e adolescentes”, relata Caroline.
Cada nível de ensino aprende também sobre segurança da internet e como utilizá-la, dentro do seu entendimento e faixa etária. “Desde o Infantil, até no 1º ano do Ensino Médio, batemos nessa mesma tecla sobre a segurança deles nos meios on-line. E cada turma nós vamos aumentando a dificuldade, para que os estudantes tenham noção e consciência do que é a internet. Então explicamos o que é uma rede social, como um vídeo ou uma foto pode expor a identidade deles, para que usem essa ferramenta com sabedoria, dentro dos limites de suas idades”, pontua a coordenadora.