Julho é o mês que o Colearning Satc comemora os cinco anos de uma trajetória marcada pela inovação e desenvolvimento de novos negócios. A incubadora, que começou as atividades com apenas quatro startups, cresceu e hoje carrega na bagagem a participação no impulsionamento de mais de 40 novos negócios. Um crescimento que impacta diretamente todo o ecossistema empresarial do Sul de Santa Catarina.

Em apenas um ano, o número de startups incubadas saltou de quatro para 17, demonstrando a atratividade e eficácia do programa. Conforme a host do Colearning, Carol Paris, esse sucesso destaca o compromisso da incubadora em fornecer suporte e recursos essenciais para o crescimento e sustentabilidade das empresas emergentes.

“Temos muito orgulho de ver o crescimento e as conquistas das startups que passaram pelo Colearning. Nosso objetivo sempre foi oferecer suporte estratégico e criar um ambiente propício para que essas empresas floresçam e a nossa incubadora se consolide como um verdadeiro hub de crescimento e desenvolvimento empresarial na região”, destaca.

Atualmente, o Colearning Satc conta com 25 empresas em seu ecossistema. Além do impacto nas startups, a incubadora também tem contribuído com a formação acadêmica e profissional de diferentes pessoas. Mais de 40 alunos são beneficiados com bolsas de estudo devido à sua conexão com o programa, e mais de 80 pessoas trabalham diretamente para as startups incubadas.

Para o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, o crescimento e as realizações do Colearning também se refletem nas parcerias e conexões já estabelecidas. Nos últimos 12 meses, foram geradas mais de dez conexões entre startups e empresas do Cobusiness, o programa de Inovação Corporativa da Satc. Cinco desses contatos resultaram em colaborações bem-sucedidas.

“Essas colaborações destacam o potencial transformador do nosso ecossistema colaborativo. Estamos comprometidos em continuar promovendo iniciativas que não só impulsionem o desenvolvimento tecnológico, mas também contribuam com o crescimento sustentável das empresas envolvidas”, enfatiza De Lucca.

Faturamento de mais de R$ 5,2 milhões

O impacto da incubadora no desenvolvimento dos negócios reflete em números. Nestes cinco anos, o faturamento das startups já ultrapassa R$ 5,2 milhões. “Esse número ressalta o papel crucial do Colearning no fortalecimento do ecossistema empreendedor local e na promoção do desenvolvimento econômico regional”, completa o head de Inovação.

Ainda há vagas para que novos negócios façam parte do Colearning. Interessados em saber como funciona a incubadora podem encontrar mais informações no site.